Maurício Ferreira

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Avião que saiu de Recife com destino a Mossoró cai pouco após a decolagem e 16 pessoas morrem

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas sendo 14 passageiros e 2 tripulantes morreram no acidente. A aeronave foi encontrada por volta das 7h na Avenida Boa Viagem em um terreno baldio onde geralmente são armados circos.

De acordo com o coronel Valdyr José de Oliveira Júnior, comandante da assessoria de imprensa dos Bombeiros do estado de Pernambuco, não houve sobreviventes. A informação foi confirmada pela FAB que em nota oficial ratificou que houve "totais perdas humanas e materiais".

A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife. Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu ao tocar o solo.

O acidente com o avião da Noar foi o primeiro na história da companhia aérea, que atua no ramo da aviação há cerca de um ano. A Noar Linhas Aéreas, que iniciou atividades em junho de 2010, é uma empresa de capital privado focada no transporte de passageiros a destinos na região Nordeste, como as cidades de Recife, Maceió, Natal e Mossoró. Atualmente a companhia atua com 278 voos semanais (segunda a domingo), com uma média de ocupação de 60%. Em virtude do acidente a Infraero suspendeu todos os voos da empresa Noar Linhas Aéreas na manhã desta quarta-feira (13).

Fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, o LET-410 é um avião bimotor turbo-hélice penta-pá, modelo Walter M601 E, com potência de 751 hp. Com capacidade para dois tripulantes e 19 passageiros, a aeronave é largamente utilizada em todo o mundo, principalmente nas rotas regionais. Suas asas altas permitem operações em pistas curtas. O LET-410 tem 19,98 metros de envergadura, 14,42 metros de comprimento, 5,83 metros de altura e pesa 3.990 quilos. Voa a 388 km/h de velocidade, com alcance máximo de 1.317km. No Brasil, além da Noar Linhas Aéreas, o modelo é utilizado pelas empresas NHT Linhas Aéreas, Sol Linhas Aéreas, e TEAM Transportes Aéreos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário