Maurício Ferreira

sábado, 23 de julho de 2011

mossoró aparece outra vez entre as 100 melhores cidades


A Revista Você S/A - publicação da Editora Abril voltada a assuntos do segmento de carreira e negócios - colocou mais uma vez Mossoró entre as 100 melhores cidades para se fazer carreira no país, desta vez na 96ª posição. A pesquisa que está em sua 10ª edição é coordenada pelo professor Moises Balassiano, da Escola de Negócios "Fucape Business School", com sede em Vitória (ES).
A pesquisa avalia o "vigor econômico" do município, medido pelo produto interno bruto (PIB), a oferta de vagas no Ensino Superior e as condições de saúde de cada cidade. O estudo procura associar os aspectos pragmáticos das carreiras mais rentáveis financeiramente à qualidade de vida. Mossoró, juntamente com Campina Grande (PB), é a única cidade do interior do Nordeste, além das capitais, a integrar a lista mais uma vez.
Comparado em anos anteriores, a posição local mostra uma tendência de estabilidade. Nos três últimos anos, a cidade permaneceu sempre entre as 100 melhores, obtendo a 97ª posição em 2008, 95ª em 2009 e chegando a sua melhor posição em 2010 quando ocupou o 91º lugar, conforme atesta as edições anteriores da publicação.
A matéria na íntegra encontra-se disponível na edição 157, de julho da Revista Você S/A. Entre as cidades da região Nordeste, Recife ocupa a melhor posição no 13º lugar, seguida por Salvador (14ª posição) e Fortaleza (22ª posição). A capital do Rio Grande do Norte - Natal - que sempre integrou a lista, neste ano ocupa a 29ª posição contra a 26ª do ano passado. Na avaliação feita a respeito da economia potiguar, a Revista Você S/A ressalta as perspectivas locais sobre crescimento e desenvolvimento profissional. "Depois de um 2009 muito ruim, tivemos recorde na geração de empregos em 2010", disse à Você S/A o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Aldemir Freire, que destaca os setores do comércio, serviços e da construção civil como os mais promissores, "inclusive com falta de mão-de-obra especializada", ressalta a revista.
(Paulo Sérgio Freire)

Indicadores como migração ressaltam possibilidades
Além de destacar o comércio, serviços e a construção civil, a revista Você S/A enumera outras áreas promissoras para economia de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Além disso, a publicação ressalta indicadores como da migração a fim de atestar as perspectivas positivas das cidades melhor listadas para se fazer carreira. "Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com dados do IBGE de 2009, mostra imigração (entrada) de pessoas com 12 anos ou mais de estudo maior em Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina", cita a matéria da Você S/A.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC), Benito Gama - ouvido também pela publicação da Editora Abril - o Rio Grande do Norte também deverá ter destaque em outra área não-citada pela revista, no caso o logístico. "O setor (logístico) vai demandar muita gente nos próximos anos dez anos com o aeroporto", explica Benito Gama em entrevista a Você S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário