Maurício Ferreira

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Carnaval do Rio Grande do Norte terá distribuição de 465 mil preservativos



O Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já prepara o esquema de distribuição de preservativos para o período do Carnaval.
Este ano serão disponibilizados 465.316 mil preservativos e 49.650 unidades de material gráfico para a Grande Natal e todas as Regionais de Saúde. Os municípios já podem solicitar às respectivas regionais suas cotas para este período.
Este ano a campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval tem como foco principal os jovens gays de 15 a 24 anos, com o tema:
"Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua". A campanha é motivada pelo aumento de 10,1% de casos diagnosticados com HIV - no período de 1998 a 2010 - no percentual da população homossexual de 15 a 24 anos.
A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Sônia Cristina Lins, explica que, embora as atividades de prevenção ocorram durante todo o ano, o momento da campanha do Carnaval é muito importante. "É a hora para se fazer uma grande mobilização social, de relembrar a importância do combate às doenças sexualmente transmissíveis e despertar nos nossos munícipes a consciência da necessidade da prevenção", concluiu a coordenadora.
Segundo relatório da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), divulgado em novembro de 2011, no mundo cerca de cinco milhões de jovens convivem com a Aids.
Além disso, estima-se que 3 mil jovens, entre 15 e 24 anos, são infectados diariamente. No Rio Grande do Norte, segundo Boletim Epidemiológico 2011, elaborado pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, no período de 2000 a 2010, foram diagnosticados 2.723 casos de Aids em adultos. Nos jovens de 15 a 24 anos há uma tendência de crescimento. Eles representam 9,3% do total de casos. 
 
*O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário