Maurício Ferreira

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Meteorologistas preveem período chuvoso dentro da normalidade


reuniao_de_analise_climaticaA IV Reunião de Análise Climática para a região Nordeste do Brasil, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foi encerrada na manhã de ontem, 17. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh), na quinta, 16, e sexta-feira, 17, quando os meteorologistas analisaram os parâmetros oceânicos e atmosféricos globais para prever o período chuvoso para os meses de março, abril e maio no semiárido do Norte-Nordeste brasileiro.
Na ocasião, o gerente do Setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, apresentou o relatório final da reunião. "Nós conseguimos entregar ao Governo do Estado uma previsão bem elaborada, bem discutida e que possivelmente vai possibilitar uma boa orientação para os diversos setores da sociedade", disse o meteorologista, destacando principalmente a Agricultura, os Recursos Hídricos e a Defesa Civil, atividades que estão ligadas diretamente às condições de chuva.
De acordo com o relatório apresentado, as chuvas aqui no Estado ocorrerão de forma normal. "Principalmente nas regiões Oeste, Central e parte da região do Agreste, onde agora acontecem as chuvas". Segundo Gilmar Bristot, a normalidade significa que as chuvas poderão ter uma distribuição regular. "Algumas áreas poderão ter chuvas a mais e outras deverão ter chuvas a menos. No total, no final do período chuvoso, nós teremos a condição de normalidade, que para o estado do Rio Grande do Norte é em torno de 600 a 650 milímetros", finalizou.
O encerramento da reunião contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini. Para a chefe do Executivo, diante do que foi apresentado, a expectativa é muito boa. "Ter um ano normal de inverno é a garantia de que vamos ter uma boa safra, de que não vamos ter aquele sofrimento da seca, nem as angústias que surgem com muitas chuvas em algumas regiões, com as enchentes", disse. "Essa previsão nos dá muita tranquilidade para que a gente possa planejar melhor, preparar melhor e assim podermos fazer e acontecer o RN Maior. Temos muitos projetos que estão sendo montados para valorizar o período de chuva" falou a governadora, citando como exemplo a entrega das sementes e a Compra Direta.
"A Compra Direta é fundamental para o pequeno agricultor e para a agricultura familiar. Vamos praticamente duplicar o número de recursos para a Compra Direta para que todos possam cada vez mais investir na sua terra e saber que vai contar com a mão amiga do Governo do Estado".
A solenidade de encerramento foi marcada pela comemoração dos 20 anos de criação do Setor de Meteorologia da Emparn. A cerimônia comemorativa homenageou antigos servidores que se destacaram no decorrer dessas duas décadas. Os homenageados receberam diplomas alusivos à data.
A governadora entregou os diplomas aos agraciados e parabenizou o empenho de todos. "O trabalho desenvolvido pelos meteorologistas é muito importante. Muitos setores dependem das previsões. De acordo com elas podemos fazer planos. Tenho muitos sonhos e projetos para serem realizados. A idade não se mede pelos anos que passaram, mas pelos sonhos que temos e eu ainda tenho muitos a realizar", concluiu.
A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Emparn, José Geraldo; do diretor-geral da Emater, Ronaldo Cruz; e de secretários estaduais. 
 
*O Mossoroense.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário