Maurício Ferreira

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fuga, tiroteio e um detento morto na cadeia de Caraúbas


Ousadia A investida dos presos aconteceu no início da tarde de ontem durante o horário de visitas e tumulto começou no pátio da unidade
Tumulto, gritaria, fuga, tiroteio e morte. Assim pode ser resumido o dia de ontem na Cadeia Pública de Caraúbas-RN. Tudo começou por volta das 12h30, quando os agentes penitenciários ouviram tiros que partiram da guarita da unidade prisional, e a informação que dois detentos haviam conseguido pular o muro, utilizando uma 'Tereza' (corda artesanal) e já estavam do lado de fora do presídio.
Um reforço policial foi solicitado e iniciou uma caçada aos fugitivos. Em um terreno próximo à cadeia, um dos detentos, Francisco Josivan Aguiar Freitas, 26 anos, foi alcançado e baleado, mas morreu antes de dar entrada no hospital local. O segundo preso que conseguiu fugir foi Jarbas Benedito da Silva, 31 anos, mais conhecido pelo apelido de "Cãozinho", após pular o muro tomou uma moto de assalto e fugiu em direção ao município de Olho D´Água do Borges, a 18 quilômetros.
Os policiais realizaram diligências contando com o apoio do Bope, de policiais civis e conseguiram localizar a moto que havia sido usada por Jarbas na fuga. Segundo informações da direção da cadeia, a moto deve ter sido abandonada porque apresentou problemas na corrente. Com a localização do veículo utilizado pelo fugitivo, os policiais suspeitam que o detento estivesse baleado porque na moto havia marcas de sangue.

PLANO - A fuga contou com toda uma logística dos detentos do Pavilhão B, que durante o momento da visita, que incluiu também a visita íntima, todos os presos estavam no pátio onde existe uma guarita e um guarda de plantão. Para conseguir colocar a 'Tereza' no muro, uma parte dos detentos iniciou um tumulto no pátio para chamar a atenção do policial.
Durante o tumulto os presos atiraram pedras na guarita chegando a quebrar o vidro de proteção e gritavam chamando a atenção de um lado, enquanto que em outro canto do pátio os detentos escalavam o muro e conseguiram pular. Para instalar a 'Tereza' no muro, os presos utilizaram cabos de vassouras para evitar arremessar a corda artesanal, já que este movimento podia ser visto pelo guarda, e para prender a ponta da 'Tereza' no muro os presos usaram pedaços de ferro. Tudo parecia estar dando certo até que o policial percebeu a ação.

OS FUGITIVOS - Francisco Josivan Aguiar Freitas cumpria pena por assalto e havia sido preso no município de Pau dos Ferros. Após ser baleado na tentativa de fuga ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo do detento foi recolhido por uma equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró para exame de cadáver.
Jarbas Benedito da Silva, "Cãozinho", cumpre pena por tráfico de drogas e o apelido tem relação com a tatuagem de dois chifres na testa. Até o fechamento desta edição a polícia ainda não havia conseguido localizar o fugitivo. A direção da Cadeia Pública de Caraúbas acredita que seria uma fuga em massa, caso não tivesse sido percebida. Atualmente a Cadeia Pública de Caraúbas está com 151 presos e esta foi a primeira fuga deste. Segundo a direção, há três anos não aconteciam fugas na unidade.



*Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário