Maurício Ferreira

sexta-feira, 16 de março de 2012

Programa Saúde na Escola é implantando em Itaú


EDUCAÇÃOCom trabalho integrado, Secretaria de Saúde e Educação realizaram, no período de 5 a 9 de março, a Semana da Saúde na Escola
ITAÚ - A implantação do Programa do Governo Federal no município de Itaú, cujo objetivo é melhorar a saúde das crianças e dos adolescentes da rede municipal de ensino através de uma alimentação saudável, em especial daquelas que apresentam um quadro de obesidade, teve uma aceitação muito positiva por parte da população.
O programa está estruturado em quatro momentos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.
O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socioeconômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil.
De acordo com a secretaria de educação de Itaú, Mirianete Brasil, o município de Itaú para aderir o Programa teve que cumprir alguns requisitos estipulados pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde. Segundo ela, o primeiro passo foi a assinatura de um termo de compromisso por ela e pelo secretário municipal de saúde, Nedilson Paiva, e o segundo foi escolher os profissionais para que o programa fosse gerido.
As atividades educativas da Semana Saúde na Escola abrangeram os estudantes das escolas Praxedes Martins, Francisco de Assis Pinheiro, Francisco Pinto e José Porto de Queiroz, onde aproximadamente 400 alunos foram beneficiados com a ação.
Dentro da programação foram realizadas palestras sobre a alimentação saudável como forma de prevenção da obesidade infantil, que foi ministrada pela nutricionista Kaliane Souza. Na ocasião foi realizada triagem nutricional com os alunos e orientação sobre boas maneiras de escovação e prevenção a doenças.
Em momento de lançamento do programa, o secretário de Saúde Nedilson Paiva, explicou que, a próxima etapa do Programa "Saúde na Escola" consistirá na apresentação dos critérios de adesão ao PSE, aos profissionais dos postos do Programa Saúde da Família e aos diretores das escolas municipais, que passarão a conhecer quais serão as próximas ações de saúde integradas ao ambiente escolar, que vão desde o monitoramento do cartão de vacinas ao acompanhamento do desenvolvimento físico de cada aluno. Paralelo a isso, acontecerão atividades de prevenção e promoção à saúde e avaliação clínica e psicossocial dos alunos. Nedilson lembrou ainda que futuramente o programa será realizado em todas as escolas do município.
O evento contou com a participação dos agentes de saúde, enfermeiros, nutricionistas, professores e auxiliar de enfermagens.
 
*Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário