Maurício Ferreira

sábado, 24 de março de 2012

Lideranças partidárias comemoram 46 anos de PMDB


Brasília (DF) - O PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro completa, neste sábado (24), 46 anos de sua fundação. A legenda tem hoje dois milhões e quatrocentos mil filiados, diretórios instalados em mais de 4.600 municípios, 1.175 prefeitos eleitos pela legenda e cerca de 8.500 vereadores, além de 19 senadores, 76 deputados federais, 5 governadores, 150 deputados estaduais e o vice-presidente da República.


“O PMDB é um partido político que protagonizou uma das mais bem sucedidas transições democráticas de que se tem notícia. Um partido que, além disso, soube, no âmbito da disputa democrática, manter-se grande no propósito de bem servir ao Brasil”, afirmou o senador Valdir Raupp (RO), presidente nacional do PMDB.


Para Raupp, “o PMDB tem um histórico marcado pela abertura democrática, pois foi um desafio de gigantes o resgate da democracia brasileira e, naquele momento, contamos com o papel decisivo de Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Tancredo Neves e o senador José Sarney, atual presidente do Senado Federal e o responsável pela transição democrática”.


A opinião é partilhada pelo vice-presidente da República, Michel Temer: “o PMDB não é apenas o maior partido do Brasil, mas também o que tem a maior história de luta democrática. Ao combater a ditadura, assegurou a democracia política. É a legenda, ao apoiar o Plano Real, que ajudou a acabar com a inflação. Essa foi a democracia econômica.  Aprovamos no Congresso Nacional todas as políticas sociais que mudaram o mapa das desigualdades sociais. Fizemos juntos a democracia social. Por isso, devemos celebrar e trabalhar para eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas próximas eleições, porque estamos na raiz e na base democrática do Brasil”.


O presidente do Senado Federal, José Sarney (AP), lembrou sua passagem pela Presidência da República, como o único presidente pela legenda: “somos o partido das causas sociais. Quando o PMDB ocupou a Presidência da República nós tivemos o lema 'Tudo pelo Social'. E foi um preço muito alto que pagamos para não falharmos com o nosso primeiro compromisso, que era, como é, com o emprego. Tivemos o mais baixo nível de desemprego de nossa história, 2,36%. A mais radical diminuição da pobreza, no Brasil, ocorreu durante o governo do PMDB”.


“Partimos agora para um novo desafio: as eleições municipais de 2012. Temos um compromisso com o Brasil de trabalhar sempre nas grandes causas sociais, e estas grandes causas devem ser trabalhadas, em primeiro lugar, nos municípios: a educação, a saúde, o meio ambiente, a segurança”, ressaltou Sarney.


Presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, o deputado Eliseu Padilha (RS) lembrou o legado histórico do partido. “O PMDB tem uma história que não tem similar nesse país ou em outros. Com esta festa de 46 anos queremos renovar nossa fé e nossa confiança nos compromissos da legenda para com todos os brasileiros”, reiterou.


Padilha ressaltou que a nação brasileira pode orgulhar-se de o PMDB ter lhe garantido a redemocratização, a criação de uma Constituição Federativa e uma projeção para o amanhã, bem como a estabilidade política. “Temos a certeza de que as próximas décadas do processo político brasileiro continuarão sendo influenciadas pelo maior partido do Brasil”, avaliou.


Para o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), “o PMDB se confunde com a própria história de resistência, esperança e coragem do povo brasileiro”.


A deputada Iris Araújo (GO), segunda vice-presidente do partido, disse que o PMDB se faz forte na medida em que dá dimensão à luta das mulheres, dos jovens, dos trabalhadores, das minorias.


"Ao agir com equilíbrio e imensa responsabilidade, nosso partido contribui para o suporte de que a nação precisa, tendo em vista preservar as instituições e a harmonia entre os poderes”, ponderou.


Iris acrescentou que a legenda, forjada na dura batalha contra a ditadura militar, permanecerá como símbolo maior da resistência democrática. “Não deixaremos de ser o espaço das liberdades, sempre disposto a superar etapas e a fazer história”, completou.


Para o senador Eunício Oliveira (CE), membro da executiva nacional do partido, “a trajetória do PMDB é de luta por um ideal. Este é um partido que deu a vida de muitos companheiros, o suor, lágrimas de muitas mães, e até sangue de alguns companheiros, para que chegássemos a ser um país democrático e buscar o sentimento igualdade social, de diminuir e acabar de vez, se for possível, com as desigualdades regionais. Essa é uma luta do PMDB e o legado que o PMDB entrega para a sociedade brasileira nesses seus 46 anos de existência”.


Ex-presidente do Congresso Nacional e fundador histórico do partido, deputado Mauro Benevides, ressaltou a relevância político-partidária da agremiação. “Como fundador do MDB/PMDB, após haver dirigido o Diretório Regional do Ceará, por quase um trintênio, regozijo-me pelo transcurso de um evento de marcante significação para a historiografia política do País, assistindo a nossa facção ser considerada sustentáculo da governabilidade”, disse.


Como líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), destacou a posição adquirida pelo partido no cenário político atual. “O PMDB vem demonstrando grande vitalidade durante os últimos anos. Depois de reconquistar a democracia, as liberdades individuais e os direitos coletivos,  está ajudando a construir um novo Brasil”, afirmou.


De acordo com Renan, o país proposto pelo PMDB busca a redução das desigualdades sociais, aumenta salários e distribui renda. “É por causa deste trabalho que estamos ampliando nosso espaço político. Somos um dos poucos partidos grandes que mantém o crescimento a cada eleição. Somos a maior bancada no Senado, a segunda da Câmara dos Deputados e temos o maior número de prefeitos e vereadores. Esta credibilidade, respeitabilidade e compromisso com o Brasil que faz do PMDB o maior e mais querido partido do País”, comemorou.


Na avaliação da presidente do PMDB Mulher, Fátima Pelaes (AP), o PMDB foi um importante instrumento na redemocratização do país. “Hoje temos Michel Temer como vice-presidente da República, que tem papel fundamental na solução dos problemas do país”, declarou.


Fátima destacou o papel inovador do partido iniciado também pela criação e fomento dos núcleos. “O PMDB cresceu muito com os núcleos. O núcleo feminino, por exemplo, tem um planejamento estratégico e sai na frente na defesa das políticas de gênero, se destacando inclusive nas celebrações dos 80 anos do voto feminino em 2012”, pontuou.


Fundador do partido no estado do Mato Grosso, deputado Carlos Bezerra (MT), afirmou que o aniversário do PMDB é a data mais importante dentro do contexto partidário. “Somos a maior agremiação política do país, que tem em sua bagagem um passado de lutas heroicas pela democracia e no combate à injustiça social”.


Bezerra alertou, porém para a necessidade das lideranças peemedebistas resgatarem suas principais bandeiras. “Atualmente a legenda está claudicando. É necessário que aproveitemos este momento para refletir e buscar o as bandeiras políticas que tornaram grande o PMDB. Vamos aproveitar esta data comemorativa e o encontro nacional, que ocorrerá em maio deste ano, para levantar os temas das reformas necessárias ao país", defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário