Maurício Ferreira

sábado, 10 de março de 2012

RN se prepara para receber dois grandes eventos do Paratletismo

Estado vai sediar a fase regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação.

Em clima de preparação para dois grandes eventos paraesportivos que acontecerão na capital potiguar, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joacy Bastos, recebeu nesta quarta-feira (7) o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons.

Na visita oficial ao RN para vistoriar as instalações esportivas que serão utilizadas na fase regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que acontece no estado de 20 a 29 de abril, Andrew Parsons terminou sua programação com uma palestra sobre Gestão Administrativa do Esporte Paraolímpico para estudantes de Educação Física, atletas, paratletas e representantes do segmento esportivo do estado.

“Fica mais fácil agregar parcerias quando encontramos apoio do governo. É muito bom quando podemos contar com a vontade política dos estados para a realização de eventos do Comitê Paraolímpico Brasileiro. No RN além do apoio, encontramos também uma parte da história do esporte paraolímpico do País devido à boa qualidade de atletas do estado”, disse Parsons.

De acordo com Joacy Bastos o paraesporte é um potencial a ser desenvolvido no estado. “As coisas ainda estão um pouco soltas, mas aos poucos estamos conseguindo nortear os esforços para ações mais efetivas. Foi uma recomendação da governadora Rosalba Ciarlini que fosse empregada uma atenção especial nas questões envolvendo os paradesportistas, e nesta reunião de hoje já imprimimos uma marca importante em nossa meta de desenhar estratégias de fomento ao paraesporte no RN”, afirmou o secretário.

Segundo Joacy Bastos o Rio Grande do Norte vem se destacando atualmente de maneira muito positiva no paradesporto. “Nos jogos paraolímpicos de Guadalajara, por exemplo, o RN representou 27% da delegação de paratletas da seleção brasileira”, informou Joacy.

Grandes eventos

Segundo estimativas do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, a fase regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação deverá trazer para Natal cerca de 400 paratletas. “Se formos levar em conta as pessoas de apoio técnico e treinadores, o número pode chegar a mais de 700 pessoas”, disse Andrew Parsons.

Já para o III Congresso Paraolímpico Brasileiro e o II Congresso Paradesportivo Internacional que acontecerão de 07 a 10 de outubro, Andrew Parsons estima que o número de participantes seja superior a mil pessoas. “Teremos palestrantes internacionais e será a primeira vez que teremos apresentação de trabalhos com expositores de várias partes do mundo”.

De acordo com Parsons, o fato de o congresso acontecer em novembro, após as paraolimpíadas de Londres deverá impulsionar ainda mais a participação. “O Brasil será a bola da vez, pois teremos um grande e importante campeonato para alavancar a divulgação do evento e o fato de Natal ser uma cidade com tradição turística é mais um atrativo para que mais pessoas venham ao Congresso”, disse o presidente.
 
*Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário