Maurício Ferreira

segunda-feira, 26 de março de 2012

Natal vai apagar as luzes em ato simbólico contra o aquecimento


reis_magos_de_natal

NATAL - Está chegando a hora de apagar as luzes durante uma hora por um mundo mais sustentável. Pelo terceiro ano seguido, a Prefeitura do Natal adere à Hora do Planeta, movimento global promovido pela Rede WWF em que a população de países do mundo inteiro apaga as luzes em um ato simbólico contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.
O mês de março foi escolhido para que milhares de pessoas no mundo se unam e mostrem sua preocupação com o meio ambiente.
Este ano, Natal vai manter apagadas as luzes da Árvore do Mirassol, Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, Pórtico dos Reis Magos (BR-101), Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e a Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
O Rio de Janeiro será, mais uma vez, a cidade-âncora da campanha brasileira, ícones da paisagem carioca, como o Cristo Redentor, a igreja da Penha, o Monumento dos Pracinhas, a orla de Copacabana e o Arpoador, ficarão apagados das 20h30 às 21h30, no dia 31.
Para o secretário-adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Eugênio Bezerra, que vai coordenar a programação nesse dia, este é um dos momentos para se pensar e refletir sobre as práticas ambientais que adotamos. "Pensar no que a gente tem feito para cuidar do lixo e do reuso da água", acrescenta.
Além de Natal, a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, confirmou sua participação e cidades no estado de São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia também anunciaram a adesão. No ano passado, 123 municípios, entre eles 20 capitais, aderiram ao movimento, o que tornou o Brasil o país com o maior número de cidades engajadas à Hora do Planeta.
Este ano, a Hora do Planeta terá um componente especial, a Rio+20, que acontece em junho. O país será anfitrião da conferência mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) que debaterá o desenvolvimento sustentável.
No dia 31, no apagar das luzes haverá uma programação cultural, na Árvore do Mirassol, voltada para o tema. A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, convoca a população de Natal para se engajar ao movimento e refletir sobre que conduta pode-se adotar para ter um ambiente mais sustentável.
No mundo, a iniciativa, que começou em Sidney, na Austrália, em 2007, se espalhou para mais 5.250 cidades pelo globo no ano passado e envolveu 1,8 bilhão de pessoas em 135 países nos sete continentes.
 
*O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário