Maurício Ferreira

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Apodi aparece na terceira posição no crescimento agropecuário

imagem ilustrada
     
Apodi - O município de Apodi se destaca em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte, no campo da produção agrícola e pecuária do território potiguar, figurando na lista das cinco cidades que mais se destacaram nessas atividades. De acordo com estudo, o Rio Grande do Norte apresentou aumento no campo da agropecuária de 18,6% no volume em 2009, com participação de 5,2% no valor adicionado estadual, contra 4,6% em 2008.
Na lista dos municípios pesquisados pelo IBGE, Apodi ficou na terceira colocação, perdendo apenas para Mossoró (melão); Touros (abacaxi) e vencendo Ceará-Mirim (cana-de-açúcar, mandioca e mamão) e São José de Mipibu (cana-de-açúcar e mamão). Apodi mostrou força na produção de arroz e criação de caprinos e ovinos.
No Vale e Chapada do Apodi, está concentrada uma das mais fortes e organizadas cadeia produtiva do território potiguar. Destacando-se a produção de arroz, frutas, hortaliças, mel de abelha, castanha de caju, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, criação de galinhas e várias outras atividades. Todos recebem o apoio e incentivo da Prefeitura do Apodi, que tem trabalhado para fortalecer a agricultura familiar.
Para o secretário de Agricultura e Irrigação de Apodi, Elton Rosenberg Ferreira de Souza, essas informações são muito importantes para o planejamento das políticas públicas para o homem do campo, esse estudo está revelando que o desempenho agrícola é crescente no território apodiense. "O IBGE oficializa e mostra para todo o RN, que Apodi é uma cidade forte e com totais condições para receber investimentos, e assim, fortalecer cada vez a nossa cadeia produtiva", contentou o secretário Elton Rosenberg.
Para a prefeita Goreti Pinto, Apodi tem condições de crescer ainda mais na atividade agropecuária, pois é uma cidade com solo de boa qualidade, água em abundância e um povo forte e determinado. "Quando as águas da Barragem de Santa Cruz banharem o solo da Chapada do Apodi, a economia do nosso município vai ficar ainda mais forte", concluiu a prefeita Goreti Pinto se referindo ao Projeto de Irrigação do Governo Federal que levara água da Barragem de Santa Cruz para projetos de irrigação na Serra do Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário