Maurício Ferreira

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Pau dos Ferros e Natal estão fora do risco de epidemia de Dengue

Os municípios de Currais Novos e Mossoró foram classificadas pelo Ministério da Saúde no grupo de cidades com risco de surto de dengue. Outros três municípios monitorados (Caicó, Ceará-Mirim e São Miguel) estão em estado de alerta; e Natal - pela primeira vez em 12 anos - aparece no relatório com índice de infestação do mosquito Aedes aegypti menor que 1%, ou seja, satisfatório. Pau dos Ferros também está nesse mesmo grupo de Natal. 

Os dados colhidos através do LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - apresentado pelo Ministério da Saúde, atestam que a capital potiguar saiu da situação de risco na qual esteve inserida entre 1999 e 2011, para a categoria satisfatória, com percentual de infestação predial menor que 1%.

Os percentuais, porém, dizem respeito ao último ciclo coletado entre os meses de outubro e novembro deste ano. Apesar da situação favorável ao Município, as ações de combate ao mosquito da dengue não serão reduzidas nos próximos meses, conforme garantiu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O risco de uma epidemia com a inserção do sorotipo 4 da doença não está descartada, caso o trabalho de prevenção não seja mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário