Maurício Ferreira

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conab assegura que destinará ao RN mais 40,2 mil toneladas de milho até o fim do ano

Brasília (DF) - O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, revelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que a companhia destinará  mais 40.180 toneladas de milho para atender às necessidades de criadores do Rio Grande do Norte até o fim deste ano. Isso corresponde à remessa de 980 toneladas nos três últimos dias de agosto, 8 mil em setembro, e 10,4 mil em cada um dos três últimos meses do ano. O total do mês de agosto chegará a 7.596 toneladas.

O deputado Henrique Eduardo afirmou que essas quantidades estão aquém das necessidades dos micros, pequenos e médios criadores do Estado, que começam a enfrentar um novo período de estiagem. Precisamos de um reforço não apenas em consequência da retomada da seca, mas também levando em consideração que a nossa classe média rural está acumulando prejuízos, inclusive por que vem perdendo boa parte do seu rebanho há mais de dois anos”, observou.

O diretor da Conab disse entender a queixa do deputado, mas explicou que a própria estrutura de armazenagem oferecida pelo Rio Grande do Norte não permite a remessa de maior quantidade. Segundo Marcelo Melo, o Estado não dispõe de capacidade para armazenar acima do que a companhia projeta fornecer.

Diante do empenho de Henrique Eduardo Alves em conseguir remessas mais expressivas, ele admitiu ser possível destinar mais 4 mil toneladas/mês desde que o Estado aceite estabelecer uma parceria que resulte na cessão à Conab de quatro armazens, cada um com capacidade para mil toneladas.

Marcelo Melo afirmou ao presidente da Câmara que, de 2012 ao primeiro semestre deste ano, dentre os estados da área da Sudene, o Rio Grande do Norte recebeu a segunda maior quantidade do milho fornecido pela Conab, num total de 113.818 toneladas, ficando abaixo apenas do Ceará. Até o fim de 2013, as remessas ao RN alcançarão 153.998 toneladas.

O encontro com o diretor da Conab foi no gabinete do presidente da Câmara. Ao final, Henrique Eduardo Alves afirmou que continuará suas gestões visando superar o déficit da capacidade de armazenamento no Rio Grande do Norte. Conforme explicou, só assim enfrentará a justificativa que vem sendo dada pela Companhia Nacional de Abastecimento de que não aumenta as remessas por falta de estrutura para armazenar e distribuir maior quantidade de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário