Maurício Ferreira

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

REITORES PEDEM APOIO AO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta quarta-feira (7) com 30 reitores de universidades estaduais e municipais, entre eles, Pedro Fernandes, reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UERN, Woger Ranger Oliveira, também participou do encontro.
Durante a reunião os reitores reivindicaram ao presidente Henrique Alves a aprovação de uma emenda do deputado Alex Canziani (PTB-PR), apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) de 2014 reduzindo para, no máximo, 1% a contrapartida das universidades na execução de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU). Os reitores argumentaram que não conseguem receber emendas com a contrapartida atual de 10% do valor de uma emenda parlamentar.
Henrique Alves reconheceu a dificuldade das universidades e o papel que elas exercem na educação dos jovens do interior. Ele citou o exemplo da UERN com 15 mil alunos, sendo 2 mil de pós graduação. O reitor eleito da UERN, Pedro Fernandes, lembrou que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte responde por 75% das matriculas de nível superior no interior do Estado.
Outro item da pauta dos reitores foi uma proposta que prevê o repasse anual de dois mil reais por aluno para todas as universidades públicas estaduais e municipais. Se a proposta for incluída no OGU de 2014, a UERN, por exemplo, com base nas matrículas atuais, receberia no próximo ano R$ 30 milhões para custeio e apoio das atividades acadêmicas.
As duas propostas, para que sejam executadas pelo governo federal, dependem de aprovação na comissão mista de orçamento e no plenário do Congresso Nacional.
*Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário