Maurício Ferreira

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fabrício Torquato busca soluções para abastecimento de água em Pau dos Ferros

Diante da preocupante situação do abastecimento de água na cidade e também na região, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, há vários dias, esteve trabalhando na busca por melhorias nesta área.

Segundo Fabrício, em contato com a Direção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte  CAERN, o Prefeito recebeu a informação que dois Químicos encontram-se trabalhando para mudar a forma do tratamento e melhorar a qualidade da água distribuída.
“A informação que nos passaram é que, nos próximos dias, a população já vai receber água de melhor qualidade”, afirmou o Prefeito. Ainda em contato com a CAERN, Fabrício foi informado que os carros pipas que coletavam água em Pau dos Ferros para outros municípios, terão que ir até a barragem de Santa Cruz, em Apodi.
“Alguns veículos já estão indo para Apodi. A partir de 1º de Setembro, nenhum mais será abastecido aqui”, informou o Prefeito.
No que compete diretamente a Prefeitura, Fabrício anunciou que a irrigação de praças e canteiros, que era feita com água da barragem, vão ser suspensas e serão realizadas com as águas do Açude “25 de Março”, que não eram utilizadas.
Esta mesma rotina deverá acontecer para a realização de obras. Os construtores deverão buscar água no “25 de Março”.  Isso foi um acordo feito na audiência pública realizada há alguns meses, onde a Ministério Público ficou responsável por cobrar essa adaptação, quando recebesse denuncia da população ou dos órgãos.
“A Prefeitura vai fiscalizar mais e pede, também, a colaboração de todos para denunciar aqueles que não seguirem esta nova rotina. Podem procurar a Promotoria e realizar a denuncia”, destacou Fabrício.
Nesta terça-feira, 27, Fabrício se reúne com Yuri Tasso, Diretor Estadual da CAERN, junto com o Deputado Estadual, Getúlio Rego e o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego. Nesta pauta, Fabrício vai apresentar propostas para solução temporária do problema do abastecimento.
“Existem estudos que apontam a perfuração de poços como uma solução paliativa para o abastecimento de Pau dos Ferros e região. São alternativas como essas que vamos apresentar e vamos nos articular para conquistar estes benefícios”, assegurou.
Fabrício destacou que sabe que muitas dessas atividades, não vão resolver definitivamente o problema. Exatamente por isso, o grande desafio continua sendo a conquista da Adutora Expressa, que trará água da Barragem de Santa Cruz para Pau dos Ferros. “Esse permanece como nosso grande desejo e estamos articulando para que o Governo do Estado e Federal possam realizar este investimento para a região”, declarou.
Fabrício ainda frisou que, mesmo diante deste trabalho, é indispensável à participação da população na economia de água. “Temos que ser responsáveis e conscientes quanto à utilização da água. Se não houver economia, nenhum trabalho resolverá este problema”, finalizou.



*Acessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário