Maurício Ferreira

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Presidente da Câmara participa de homenagem pelos 25 anos da ENAP


Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (12), em Brasília, da solenidade que marcou os 25 anos da criação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na gestão do então ministro da Administração, Aluizio Alves. Durante a solenidade também foram comemorados os 25 anos da aula inaugural da primeira turma do curso de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, também prestigiou a solenidade.

Ao discursar para uma plateia de gestores públicos, Henrique Alves reforçou o papel dos servidores de carreiras que gerenciam as principais políticas do governo desde a criação da ENAP por Aluizio Alves. “Quero expressar a minha grande alegria e emoção por entre esses homens figurar o nome de meu saudoso pai, Aluízio Alves. Como integrante do primeiro governo democrático no Brasil, depois de longos e difíceis anos de ditadura militar, Aluízio contribuiu, e isso a história me permite dizer, como poucos, para o grande legado advindo do restabelecimento do regime democrático”, ressaltou o presidente da Câmara.

Henrique Alves ainda destacou a transição política que resultou na Constituição de 1988. “As novas gerações não conheceram as angústias e o medo do retrocesso autoritário que atormentou os brasileiros na década de 80. Da mesma forma, entre os mais velhos, muitos se esquecem da coragem e da luta dos homens e mulheres que se empenharam na grande obra de conciliar os sonhos com a construção do consenso necessário para a feitura da Constituição cidadã”. 

Foi a partir da constituição de 1988 que as transformações vividas pelos brasileiros atualmente começaram. “As grandes transformações por que o País passou nesses últimos anos, como o desenvolvimento econômico, a melhor distribuição de renda, a incorporação de grandes contingentes da população ao consumo e a dignidade, só puderam prosperar no ambiente democrático e inclusivo construído pela geração do retorno à normalidade institucional”, disse o deputado, destacando que desde a constituinte, o debate político, livre e democrático pôde construir o caminho de mais de vinte e cinco anos de avanços econômicos e sociais por que têm passado o Brasil.
Uma das conquistas externadas por Henrique Alves nesses 25 anos foi o ingresso no serviço público através do concurso. “Nesse contexto, um dos avanços importantes por que passou o País nos últimos anos foi a institucionalização dos princípios de impessoalidade e da meritocracia para a gestão da coisa pública”. O presidente citou o trabalho dos gestores públicos como exemplo. “A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, criada na passagem de Aluízio Alves pelo Ministério da Administração, é uma ferramenta fundamental para o trabalho de construção de um serviço público de qualidade para o Estado e principalmente para o povo brasileiro”.

Henrique Alves encerrou seu discurso ressaltando mais uma vez a figura do pai. “Aprendi com meu pai que além de honestidade, amor à coisa pública e dedicação, o verdadeiro homem público deve ter a coragem para mudar o país, mas mudar com a convicção dos que vislumbram na mudança a melhoria de vida de toda a população, principalmente daquele mais necessitado e que clama pela ação do Estado para dar dignidade a sua vida e a vida dos seus e dos nossos filhos”.

Ao final do seu pronunciamento, Henrique recebeu uma placa concedida pela ENAP em reconhecimento à iniciativa de Aluizio Alves criando a Escola Nacional de Administração Pública e o apoio que deu ao seu funcionamento durante todo o período em que dirigiu o Ministério da Administração.

A solenidade foi encerrada com uma palestra do professor da UnB, Gileno Marcelino, norte-rio-grandense que integrou a primeira equipe de profissionais formada pelo então ministro da Administração Aluízio Alves para comandar, em 1988, a criação da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Gileno abordou o tema: “A reforma administrativa no contexto da reforma política”.

*Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário