Maurício Ferreira

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Garibaldi defende política de valorização da aposentadoria


BRASÍLIA - O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves (PMDB), defendeu no último dia (11) na Câmara dos Deputados uma política de valorização dos benefícios previdenciários semelhante à política de valorização do salário mínimo fixada durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"O ideal é que não tivéssemos hoje só uma política de valorização do salário mínimo, mas de valorização salarial para todos os aposentados. O ideal é que tivéssemos aqui, como a FGV tem, um índice de preços para os aposentados. Mas que isso fosse oficial e pudesse ser adotado, e não apenas uma iniciativa da FGV", disse.
O salário mínimo hoje é reajustado, por lei, de acordo com o crescimento do PIB dos dois anos anteriores acrescido da inflação do ano anterior. Uma medida provisória aprovada em março deste ano ficou esse modelo de reajuste até 2015.
As declarações foram feitas durante sessão solene na Câmara em homenagem ao aniversário da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). "O governo Lula efetivamente conseguiu fazer com que o salário mínimo desse um salto muito grande. Mas o que acontece é que a defasagem também já era muito grande. Precisamos avançar", completou o ministro.
Ele voltou a defender o fim do fator previdenciário. "Não sossegarei enquanto o fim do fator previdenciário não for aprovado. Por isso que convoco a todos, porque sei que aqui no Congresso a hora em que chegar a proposta vai encontrar o respaldo do Congresso Nacional. E tenho certeza que aqui tem propostas muito boas também."
Apesar da fala do ministro pró-aposentados, o presidente da Cobap, Warley Gonçallves, disse que "o ministro falou, falou, mas não disse se concorda com o nosso pedido de aumento de 80% dos benefícios (80% do PIB mais inflação do ano anterior). Estamos esperando eu ele se recorde das vigílias que fez conosco quando era senador e nos apoie".

Nenhum comentário:

Postar um comentário