Maurício Ferreira

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Secretário quer Samu funcionando no Alto e Médio Oeste até o final do ano

Neste final de semana, o secretário Domício Arruda (foto) e o coordenador do Samu, Luiz Roberto, colocaram em atividade o Samu na região de Mato Grande/Litoral Norte do Rio Grande do Norte. A missão agora é botar o Samu pra funcionar em São Miguel, Pau dos Ferros, Caraúbas, Apodi, Baraúna e Areia Branca em pareceria com as respectivas prefeituras. Já funciona em Mossoró e Natal.

Luiz Roberto explicou que cabe a Prefeitura contratar os auxiliares de enfermagem e construir ou adaptar uma estrutura para equipe de socorristas. É preciso ter uma pequena copa e sombra.

O município de Pau dos Ferros e São Miguel partiram na frente, mas no Alto Oeste precisa melhorar o funcionamento do Hospital Regional de Pau dos Ferros, para recepcionar os pacientes socorridos.

Em Areia Branca se quer tem hospital. Tá em obras. Em Baraúna o cenário é parecido. Em Apodi existe o hospital regional, mas este deixa muito a desejar em quase todas as especialidades.

Em Caraúbas, o Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva está funcionando bem, inclusive faz cirurgias eletivas. Segundo o diretor Alfredo José, está preparado para funcionar com o Samu.

A Secretária Juliana Fernandes, de Saúde, vai se encontrar com Luiz Roberto nesta segunda-feira, em Natal, para acertar os detalhes do início da capacitação dos auxiliares de enfermagem para Caraúbas.

Caberá ao Estado custear o combustível, a manutenção, o motorista e o médico que vão operacionalizar o Samu. “O secretário Domício Arruda quer tudo funcionando até o final do ano”, diz Luiz Roberto.

Enquanto o pessoal não é contratado e o local não é construído ou adaptado, as viaturas novas do SAMU para estas cidades estão estacionada no Pátio do Corpo de Bombeiros, em Mossoró.

Entretanto, o início do serviço, conforme Luiz Roberto depende mais dos prefeitos das cidades do que do Governo do Estado. Em Caraúbas, além da Prefeitura, o empresário Junior Praxedes quer ajudar, considerando a importância do serviço para salvar vidas na região.

*Retrato do Oeste/Cezar Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário