Maurício Ferreira

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

População recebe obras estruturantes em Francisco Dantas

EMPREENDIMENTOS Prefeito Gilson Dias entrega obras nesta sexta com festa em praça pública. Ações começam com a I Caminhada Outubro Rosa
FRANCISCO DANTAS - O prefeito Gilson Dias vai destinar todo o dia de hoje, sexta-feira, 28 de outubro, para a realização de atividades da sua administração que precisam ser dadas por inauguradas. São desde obras de caráter estrutural até os de ordem social que incidiram em boas condições de vida para a população, ao mesmo tempo em que ele pretende mostrar em que é que os recursos públicos, dos impostos pagos pelo povo, são empregados. A agenda de eventos começa logo nas primeiras horas da manhã e só será concluída ao final da noite com um show em praça pública com o sanfoneiro Dedim Gouveia e Forró do Bole Bole.
De acordo com a programação estabelecida pela prefeitura, logo cedo, as 6h acontecerá pelas principais ruas e avenidas da cidade, a exemplo de outras regiões e do país, a I Caminhada Outubro Rosa. Trata-se de uma ação de orientação de combate ao câncer de mama. Este evento objetiva alertar todas as mulheres quanto a importância do diagnóstico precoce desta grave doença. Neste município ele é organizado através da Secretaria Municipal da Saúde.
As 7h, o prefeito Gilson Dias, durante um café da manhã, fará homenagem ao funcionário público pela passagem de seu dia e se utilizará desse expediente para apresentar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), uma competência do Governo Federal que visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que freqüentem a escola e atividades socioeducativas.
O Governo Federal paga uma bolsa mensal de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por criança em atividade para a família que retirar a criança do trabalho, em municípios, na área rural ou urbana, com população inferior a 250.000 habitantes.
Ainda na parte da manhã, Gilson Dias anunciará a implantação no município, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Unificado de Ação Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.
Este programa é destinado "à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social".
Já na parte da noite, antes de comemorar em grande estilo e com uma boa dosagem de forró, as várias conquistas do município com programas de ações sociais em parceria com o Governo Federal, por volta das 20h, o prefeito estará entregando à população, novas viaturas a serem utilizadas na prestação de serviços de natureza diversas; a drenagem e pavimentação de várias ruas e também uma praça com academia pública, este um anseio antigo da população.
 
EVENTOS E CULTURA - A administração Gilson Dias ampliou a tradicional festa de emancipação "26 de Março", resgatou a festa junina como o João Pedro, realizando este ano em duas noites a 7ª edição com apresentações culturais e muito forró.
Ao longo da gestão, o prefeito também agiu na área da saúde com muita determinação trazendo para o município o médico do PSF pra atender durante toda semana inclusive na zona rural, como também disponibilizou dois odontólogos, um nutricionista, uma fonoaudióloga, um farmacêutico, ampliou a equipe de enfermeiras e auxiliares e recentemente com a implantação do Cras, uma psicóloga e uma assistente social.
O desenvolvimento ganhou mais impulso com aquisição de veículos, que já se somam oito ao todo (incluindo um trator através de Emenda Constitucional) que atendem as demandas primordiais do município.
Esse trabalho de devolver ao município o poder de compra garantiu a recuperação de todas as estradas rurais e abertura de novas estradas, recuperação do estádio municipal, conclusão da quadra de esporte, recuperação do prédio do abatedouro, construção de um auditório na sede da Secretaria de Assistência Social, pavimentação e drenagem de ruas, construção de uma cozinha na Escola Municipal Augusta Leopoldina do Monte e a recuperação de todas as escolas do município.
 
FUTURO - As próximas projeções para o ano que vem são ainda melhores. Gilson Dias vai garantir a liberação da creche do PAC, entregar 30 casas populares dentro do programa Minha Casa Minha Vida e lutar por um parque poliesportivo. Outra proposta é batalhar recursos na área de saneamento básico, para tirar os esgotos que correm para os açudes. "Para nós é uma responsabilidade muito grande e árdua, porque estamos mostrando que fazemos a diferença e administramos corretamente, e um município correto não admite mais gestores amadores", enfatizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário