Maurício Ferreira

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caern tem meta de instalar 170 mil hidrômetros nos municípios do Rio Grande do Norte até 2013


Instalar 170 mil hidrômetros em todo o Estado até o final de 2013. Esta é uma das principais metas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para combater o desperdício de água nos 152 municípios em que atua. Para atingir a meta, a Caern vai adquirir, através de licitação, 90 mil hidrômetros, dentro do Programa de Instalação e Substituição de Hidrômetros.
A ordem de licitação estabelece o total de R$ 4 milhões para a compra dos 90 mil hidrômetros, que serão distribuídos para todas as regionais da Caern. A empresa vencedora da licitação vai entregar o equipamento em dez lotes de 9 mil hidrômetros cada um, sendo o primeiro lote repassado à Caern trinta dias após o recebimento da ordem inicial de fornecimento.
Os 152 sistemas de abastecimento operados pela Caern totalizam, em todo o Estado, 755 mil ligações cadastradas, das quais 450 mil contam com o consumo medido, através de hidrômetros.
Além de não controlar o consumo de 305 mil usuários, sem o medidor, o equivalente a 40%, a Companhia tem ainda como desfavorável o fato de que cerca de 50% dos equipamentos de medição em funcionamento estão com mais de dez anos de uso, tornando impraticável a utilização deles.
Para corrigir esse déficit, dentro da programação, a Companhia já instalou 34 mil hidrômetros, sendo 25 mil repassados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)/Banco Mundial e 9 mil através do Ministério das Cidades.
"Com o reforço, a Caern terá condições de melhorar a distribuição de água, nas áreas onde são registrados problemas pontuais de desabastecimento, tanto em Natal quanto no interior", informa o diretor Comercial e Financeiro da Caern, João Maria de Castro.
Além desse benefício, os novos hidrômetros vão proporcionar mais agilidade na socialização da distribuição da água, haja vista que, geralmente, os clientes que não contam com o consumo medido tendem a usar mais do que o necessário, contribuindo para aumentar o desperdício de água. 
 
*O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário