Maurício Ferreira

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rio Grande do Norte será palco dos Jogos Olímpicos Escolares 2013


A etapa nacional vai contar com a participação de mais de cinco mil atletas, de 12 a 14 anos de idade, de 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal.


O Governo do Rio Grande do Norte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assinaram na tarde desta terça-feira (29) um convênio que oficializou a realização, aqui no Estado, da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares. As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento escolar de rendimento do mundo.

A etapa nacional vai contar com a participação de mais de cinco mil atletas, de 12 a 14 anos de idade, de 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal. O evento será realizado em setembro de 2013.

“É um grande evento que vai mostrar Natal para todo Brasil e principalmente vai estimular a nossa juventude na prática do esporte. Tenho certeza que com um evento dessa natureza, nós vamos revelar muitos valores que vão representar o nosso estado em várias modalidades esportivas, dando muito orgulho a todo norte-rio-grandense”, disse a Governadora.

O convênio assinado entre o Governo do RN e o COB estabelece as diretrizes que irão nortear a realização do evento. “Esta foi um conquista ousada. Natal ganhou pela capacidade de sua hotelaria, pela vontade política da Governadora, e pela luta da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer em trazer esse evento para o Estado”, disse o secretário Joacy Bastos, titular da SEEL.

“As Olimpíadas Escolares é um projeto que foi iniciado em 2005, fruto de um objetivo do COB de utilizar o instrumento do esporte como transformação do país”, explicou o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner. A etapa a ser realizada em Natal vai contar com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. “Este é um projeto de transformação, mas alguns resultados já estão acontecendo. Agora em Londres, nos próximos Jogos Olímpicos, já teremos atletas na equipe brasileira que passaram pelas Olimpíadas Escolares”, afirmou. Edgar Hubner agradeceu a acolhida do Governo do Estado. “Tenho um apreço e um carinho enorme por esta terra”, finalizou.

A escolha da cidade se deu baseada nos relatórios apresentados, após as visitas de inspeção realizadas no primeiro semestre de 2011, que obedeceu aos critérios de avaliação da Comissão de Vistoria. Diante do relatório, o Comitê Olímpico Brasileiro confirmou a capital potiguar como cidade-sede da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares.

O Comitê Olímpico Brasileiro vai investir em torno de R$ 4,5 milhões na realização dos jogos em hospedagem, alimentação, passagem das delegações, uniformes, premiação, entre outros. Já o Governo do Estado ficará responsável pela cerimônia de abertura, estrutura dos estabelecimentos esportivos, transporte dos atletas e das delegações, segurança.
 
*Nominuto.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário