Maurício Ferreira

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Encontro discutirá importância do poder público para os territórios Açu/Mossoró e Sertão do Apodi



ifrn_de_apodi
APODI - A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Prefeitura do Apodi e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam, na próxima terça-feira (29), o I Encontro de Discussão Sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial.
O evento será realizado a partir das 13h30, no auditório do Instituto Federal Tecnológico do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus do Apodi.
Na ocasião será debatida a importância do poder público para o desenvolvimento territorial, também serão divulgados os resultados da pesquisa "Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avaliação do desenvolvimento dos territórios Açu/Mossoró e Sertão do Apodi", executado pela Uern, por meio do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem/Uern), em parceria com a SDT/MDA via Edital CNPq 005/2009 - Gestão de Territórios Rurais.
O objetivo do projeto, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, é sistematizar e avaliar as políticas públicas visando apoiar ações que promovam o desenvolvimento territorial.
O projeto foi realizado numa parceria entre o grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo da Facem/Uern e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
De acordo com a coordenação do projeto, as atividades, previstas para o período de 2010 a 2013, foram pensadas para estimular e fortalecer a articulação institucional e entender as estruturas de governança visando à efetivação das políticas territoriais. 
Programação
13h30 - Recepção e credenciamento.
14h - Abertura do evento - apresentação cultural.
14h20 - Constituição da mesa de abertura: reitor Uern, reitor Ufersa, coordenador do Projeto Gestão de Territórios Rurais, Delegacia do MDA/RN, secretário de Desenvolvimento Territorial SDT/MDA, Prefeitura Municipal de Mossoró, parlamentares estaduais e federais.
15h - Coffee break.
15h20 - Apresentação dos resultados da pesquisa para a política de desenvolvimento territorial sustentável. Apresentadores: prof. dr. Emanoel Márcio Nunes (Uern), Maria de Fátima Rocha Gondim (Uern) e profª drª Márcia Regina Farias da Silva (Uern).
15h30 - Mesa-redonda: Políticas territoriais de desenvolvimento rural sustentável. Políticas territoriais estruturantes e consórcios intermunicipais -prof. dr. João Matos Filho (UFRN).
Políticas públicas territoriais de desenvolvimento rural sustentável - Jerônimo Rodrigues (SDT/MDA).
Poder público, governança e intersetorialidade -profª drª Suzaneide Ferreira da Silva Menezes (Proex/Uern).
Moderador: prof. dr. Emanoel Márcio Nunes (Uern).
17h - Debate.
17h30 - Encaminhamentos do encontro.

*Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário