CRAS de Patu obtém nota 8 em desenvolvimento
Os serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Patu foram classificados com nota 8 nos Indicadores de Desenvolvimento do Cras (IdCras), avaliados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no censo realizado em 2011 e divulgado no início do mês de junho pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
CONFIRA A AVALIAÇÃO DO CRAS EM PATU
- Dimensão Horário de Funcionamento = Suficiente
- Dimensão Estrutura Física = Suficiente
- Dimensão Atividades Realizadas = Regular
- Dimensão Recursos Humanos = Suficiente
IDCRAS PATU= 8
Para a coordenadora do CRAS, Maria Aparecida, este indicativo comprova que as ações do programa estão caminhando no rumo certo e que todo o trabalho desenvolvido pela sua equipe está surtindo efeito positivo na sociedade. “Já trabalhamos bastante para por em prática atividades sociais e que correspondem às nossas competências, e os resultados estão aí. A média 8 é positiva, mas iremos trabalhar muito mais para alcançarmos a excelência e obter nota 10″, disse a coordenadora.
O que é o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social?
O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
Como atua o CRAS?
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:
• Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário