Maurício Ferreira

terça-feira, 5 de junho de 2012

Fabrício Torquato deixa Secretaria de Saúde e faz balanço de sua gestão à frente da pasta

  Fabrício Torquato
Prefeito, Leonardo Rego, ao lado de Fabrício Torquato

O vice-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que acumulava a função de Secretário Municipal de Saúde, deixou o cargo no último dia 04. Pasta que era gerenciada por ele deste o início da segunda gestão do Prefeito, Leonardo Rego.
A frente daquela secretaria, Fabrício Torquato teve um trabalho árduo e que foi bem aceito pela população, conseqüência da seriedade com que tratou todas as situações, através da grande diversidade de serviços ofertados à população.
Após sua saída, ele fez um balanço da sua gestão, a qual considerou extremamente positiva. Entre as diversas atividades, uma das que ele mais destacou, foram os grandes investimentos realizados na construção ou reconstrução das várias unidades de saúde, como a do São Benedito, São Geraldo, Sítio Maniçoba e Sítio Barragem. “São espaços novos, modernos e com a estrutura para atender toda a população, digna das grandes clínicas particulares”, destacou Fabrício.
No que se refere a infraestrutura de atendimento, a Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas, em um investimento de mais de um milhão de reais, deposta como a maior conquista da saúde pública de toda a região, nos últimos anos. “Dedicamos um grande esforço para essa conquista, pois sabemos o quanto vai representar esse investimento para a população.
Outra importante ação foi o aprimoramento do atendimento de especialidades médicas. Hoje, o município dispõe de quase todas elas, que são custeados com recursos da saúde e próprios do município, melhorando o acesso a esses procedimentos.
Enquanto várias cidades do Estado enfrentam sérias dificuldades com o avanço da dengue, Pau dos Ferros mostrou que, com esforço e significativos investimentos, é possível manter o mosquito longe da cidade. Fabrício cita que a cidade desenvolveu uma grande campanha de conscientização, a realização de mutirões, além da contratação de 20 novos agentes de endemias, que foram capacitados e equipados e, em um contato direto com a população, contornaram as dificuldades com o Aedes Aegypti.
E quando o assunto é a aquisição de novos materiais, Fabrício cita que foram muitas as conquistas. Em pouco mais de 3 anos, ao todo, foram aproximadamente 10 novos veículos incorporados a frota da Secretaria de Saúde. Outras aquisições aconteceram com a instalação de consultórios odontológicos em todas as unidades de Saúde do Município, assim como, a aquisição de auto-claves, para todas as unidades, que melhoram o processo de esterilização dos equipamentos utilizados nos procedimentos.
Apesar do muito que já havia a disposição da população, Fabrício apontou que outros serviços eram necessários e a secretaria buscou, e conseguiu, a implantação de novas atividades. Uma delas foi o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que auxilia nas atividades do Programa Saúde da Família. Outra atividade é o Serviço de atendimento especializado – SAE, que hoje funciona na Unidade de Saúde Pedro Diógenes Jr., com atendimento regional.
 “Tenho certeza que muitos avanços foram conquistados. Muitas foram as dificuldades, porém, hoje temos a convicção que, com trabalho e determinação, é possível avançar e obter conquistas que melhoram a qualidade de vida de todos os pau-ferrenses. Nesses quase quatro anos, provamos que é possível melhorar tudo que fazemos”, finalizou, Fabrício Torquato.
“Fabrício foi um grande parceiro da nossa gestão. Trabalhou de forma incansável e, como conseqüência, obteve grandes resultados, como foi a UPA. Ele se mostrou afinado com a nossa proposta de trabalho e de colocar, de vez, Pau dos Ferros nos trilhos do desenvolvimento”, destacou o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego.

Outras ações da Secretaria de Saúde na Gestão de Fabrício Torquato:

- Estruturação da nova sede da Secretaria de Saúde;
- Climatização de todas as salas de atendimento de médicos, dentistas e enfermeiros;
- Compra de novos consultórios odontológicos;
- Aquisição de aparelho de Raio X para Unidade do São Geraldo;
- Complexo de regulação e marcação de exames completamente reformada, gerando mais agilidade e conforto aos usuários;
- Estruturação do novo laboratório municipal, com compra de equipamento para exames de 70 mil reais;
- Assento titular no COSEMS (conselho de secretários de saúde) e BIPARTITE, de onde saíram muitos dos benefícios conseguidos pela gestão;
- Estruturação do anexo da Secretaria, que contempla os Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária e Conselho de saúde;
- Campanhas de vacinação – idosos, crianças, sempre atingindo as metas;
- Zelo nas licitações de medicamentos;
-Expansão do AGITA PAU DOS FERROS, com aquisição de equipamentos e uso de monitores em parceria com a UERN. Hoje o programa funciona nas Praças Monsenhor Caminha, Praça de Eventos, Campus da UERN, e Princesinha do Oeste, e breve estará sendo usada a estrutura de piscina para atividades físicas para idosos e hipertensos.
- Reestruturação do CAPS;
- Implantação da 12ª Unidade de Saúde, no bairro São Vicente, em etapa final (móveis em licitação  e profissionais convocados, faltando apenas o médico);
- CAPS AD – Etapa final, com contratação e efetivação de profissionais;
- Parceria com o SEBRAE em diversas capacitações para agentes de saúde, endemias, administradores de unidades de saúde;
- Capacitação de profissionais no curso de terapia comunitária, servindo de suporte às unidades básicas, CAPS, etc;
- Festividades de São João, Natal, outras datas comemorativas.

*Acessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário