Maurício Ferreira

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MEC quer usar Projeto de Informatização do RN em todas as escolas do país


A modernização inclui a informatização das 694 escolas estaduais com matriculas online e perfil de acesso personalizado.

O Ministério da Educação vai investir na informatização da Rede Estadual de Ensino. O projeto para a implantação do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Escolares foi apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim e ao diretor de programas, Romeu Caputo.

A modernização do sistema escolar inclui a informatização das 694 escolas estaduais com matriculas online, perfil de acesso personalizado para estudantes, professores e Diretorias Regionais de Educação _DIREDs, além de outros espaços para a comunidade escolar. “O Sistema possui diversas ferramentas de comunicação entre alunos e professores e um ambiente virtual de aprendizagem incorporado ao sistema escolar que irá melhorar significativamente a partir dessa modernização”, argumentou a governadora Rosalba Ciarlini.

A secretária Betânia Ramalho explicou que o projeto piloto está sendo implantado em 10 escolas da Região Metropolitana de Natal e que em pouco tempo deve chegar ao interior do Estado, como uma das políticas estruturantes da educação potiguar. “Com esse sistema esperamos alavancar o ensino na rede estadual”, observou a secretária, esclarecendo que o novo sistema que permitirá o acompanhamento escolar em tempo real, será financiado pelo Plano de Ações Articuladas, uma parceria com o Governo Federal, através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adotou essa metodologia que já chegou a 14 universidades federais.

Elogiando o projeto da Secretaria de Educação, o diretor de programas, Romeu Caputo, disse que o MEC vai investir tempo e recursos na informatização das escolas do RN que deve servir de modelo para os estabelecimentos de ensino público do país.
Transporte escolar

A Governadora também solicitou agilidade na liberação da emenda de bancada, indicação do senador José Agripino, para a aquisição de mais 146 ônibus escolares. Com isso, dará continuidade ao programa que o Governo do Estado vem executando de levar aos municípios potiguares apoio ao transporte escolar seguro e digno ao estudante. O Governo já entregou, este ano, 100 ônibus, com recursos próprios e conseguiu outros 20 com o Governo Federal, dentro do programa caminhos da escola. 
*informações da Acessoria- via Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário