Maurício Ferreira

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Empresas investirão R$ 770 milhões para instalar parques


Energia_eolica

Novos parques eólicos serão construídos no Rio Grande do Norte após acordo firmado entre os grupos Iberdrola e Neoenergia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil.
A informação, divulgada pela Agência EFE e que ganhou repercussão na imprensa nacional na terça-feira (19), dá conta que o acordo de financiamento está estimado em R$ 777 milhões para construção de dez parques eólicos no Rio Grande do Norte e na Bahia com uma potência de 288 megawatts.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, afirmou que isso só reforça que o "Rio Grande do Norte continua na vanguarda da energia limpa". Ele ressaltou que isso dá mais força ao Estado para o leilão de energia que acontecerá neste segundo semestre.
O montante a ser investido faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Vencedor da licitação realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o grupo Iberdrola já possui um parque eólico na cidade de Rio do Fogo, que opera com potência de 59MW.
O coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, José Mário Gurgel, ressalta que isso só confirma o fato de o Rio Grande do Norte possuir bons ventos que favorecem a este investimento das empresas, principalmente do exterior. "Possuímos este grande potencial para a energia eólica", comentou.
Quatro dos dez parques já estão com obras em andamento o que, segundo o grupo espanhol, criará 200 empregos e energia suficiente para abastecer 450 mil brasileiros.
Atualmente o Rio Grande do Norte conta com parques eólicos em funcionamento em cidades como Guamaré.
Entre as cidades que trabalham com a instalação de novas unidades constam Areia Branca e São Miguel do Gostoso, que mantém equipes trabalhando na estruturação das unidades de captação que devem começar a funcionar nos próximos meses.
 
*O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário