Maurício Ferreira

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Explosão em caldeira deixa um morto e três feridos na Serra do Mel


Uma explosão de caldeira ocorrida na manhã de ontem, 5, na indústria de beneficiamento de castanha localizada na Vila Piauí, município de Serra do Mel, deixou um operário morto e três feridos. O operário Francisco das Chagas Elias, mais conhecido pelo apelido de "Patuense", não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Feridos, Renato Leandro Fernandes, João Bosco e Elnatan Gabriel foram internados no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, com ferimentos graves. A caldeira que explodiu é utilizada na indústria para cozinhar a castanha. No momento do acidente, vários operários estavam trabalhando.
Inicialmente, os feridos foram socorridos no Hospital Municipal da Serra do Mel, localizado na Vila Brasília, onde foram prestados os primeiros socorros e em seguida trazidos ao Hospital Regional Tarcisio Maia. Elnatan e Renato foram transferidos para Natal em ambulâncias da cidade de Serra do Mel.
João Bosco perdeu muito sangue e ficou em estado de choque. Ele foi atingido por estilhaços da caldeira e fraturou o fêmur, necessitando de cirurgia ortopédica. A vítima permanece internada no Tarcísio Maia, porém, após a cirurgia vai ser transferido para o Hospital de Queimados de Natal, para onde os outros dois foram transferidos e se encontram internados.

FUNCIONAMENTO

A caldeira é um equipamento de cozimento que funciona como uma panela de pressão no formato de uma cuscuzeira. A capacidade do equipamento é de aproximadamente 500 kg de castanha. A função dos operários que foram atingidos na explosão era colocar e retirar a castanha na máquina.
Ainda não se sabe o que provocou a explosão, mas acidentes deste tipo são considerados raros. A atividade, apesar de artesanal, é considerada segura entre os que atuam no ramo. Amigos das vítimas que trabalham nas vilas rurais disseram nunca ter presenciado acidente do tipo na indústria da Serra do Mel.

*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário