Maurício Ferreira

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Governo prevê mais de 54 mil vagas em concursos públicos de 2012

O Ministério do Planejamento informou que prevê, para 2012, a abertura de 54.724 vagas no poder Executivo federal. O número é pouco mais de 100% maior do que o previsto para 2011 (de 27 mil). Segundo a secretária-adjunta do Ministério do Planejamento, Catarina Moreira, entretanto, a previsão não implica o preenchimento efetivo das vagas. Prova disso é que neste ano, por exemplo, somente dez mil servidores ocuparam os 27 mil postos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2011. O PLOA 2012 está tramitando no Congresso e deve ser aprovado até o início do ano que vem, de acordo com Catarina.

"É comum que a previsão orçamentária seja diferente da execução. Mas vamos honrar os concursos já aprovados e vigentes, preenchendo as vagas, conforme a validade. Foi assim neste ano e será assim em 2012", diz. Apesar do aperto nas contas do governo, essa é a maior previsão de contratação desde 2001.

O PLOA 2012 prevê também a criação de 137 mil cargos novos na esfera federal. No entanto, Catarina ressalta que é incerto se vão se tornar lei. Referindo-se à portaria editada em março, pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, suspendendo as nomeações para o serviço público federal de aprovados em concurso e vetando a abertura de novas seleções, a secretária afirma que a atitude de cautela continuará existindo.

A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursados (Anpac) questiona os números do governo. Segundo o presidente da entidade, Ernani Pimentel, o governo está desviando a atenção da necessidade de abrir milhares de novas vagas, umavez que, nos próximos quatro anos, diz, 452 mil servidores federais estarão em condições de se aposentar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário