Maurício Ferreira

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Assembleia cobra instalação de adutora

A falta de água em Luis Gomes, na região Serrana do Estado, provocada pelo esvaziamento do açude Dona Lulu Pinto, principal reservatório hídrico local, foi destaque ontem na Assembleia Legislativa. O deputado Fernando Mineiro pediu apoio para aprovar um requerimento dirigido ao Governo do Estado e à Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) solicitando a construção de uma mini-adutora que levaria água do açude do Saco, em Major Sales. A obra, apontada como solução pelos moradores, custará R$ 2 milhões.
Desde o dia 22, quando a população realizou uma manifestação na cidade, com a presença do diretor regional da Caern, Djalma Neres, promotor Ricardo José da Costa Silva, e autoridades locais, que o serviço de abastecimento está sendo feito sem a cobrança da taxa mensal, já que o que sobrou do inverno não é recomendável para o consumo humano.
De acordo com o professor Franklin Miguel Fernandes, quem tem dinheiro compra água mineral e utiliza a água da torneira para atividades domésticas. "Quem não pode comprar água se vira com fontes alternativas como cacimbões ou carros-pipa", disse.
A situação é grave também na zona rural. Nos sítios Coati, Lagoa do Mato e Lagoinha, que também são abastecidos pelo açude Dona Lulu Pinto, esperam agora a operação carro-pipa do Exército Brasileiro. Escolas, postos de saúde e o hospital da cidade também estão sendo abastecidos por caminhões.
O prefeito Carlos José Fernandes, Dedezinho, decretou estado de emergência pela situação.

O açude
O Açude Dona Lulu Pinto, localizado a dois quilômetros da sede do município, foi construído na década de 1980 para atender uma população que já cresceu cinco vezes. Atualmente, Luis Gomes tem mais de 10 mil habitantes e, mesmo com o avanço populacional, não recebeu investimentos para atender a demanda de saneamento.
Antônio Martins
O município de Antônio Martins também sofre com a falta de água devido à situação do açude dos Porcos, que está praticamente seco. Informações divulgadas no domingo, pelo repórter Cezar Alves, apontam que o reservatório só resiste no máximo mais 30 dias.
A Caern também suspendeu a cobrança da conta, uma vez que a população só se utiliza do abastecimento para serviços domésticos. A água para o consumo humano chega à cidade em dois carros-pipas e vai precisar de pelo menos mais quatro para atender toda a cidade nos próximos 30 dias.

*jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário