Maurício Ferreira

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Miguel-RN completou hoje 261 anos de sua fundação


A cidade de São Miguel completou nesta quinta-feira (29) 261 anos de sua fundação. De acordo com dados históricos foi exatamente na tarde do dia 29 de setembro do ano de 1750 que o português Manoel José de Carvalho juntamente com a sua comitiva formada por familiares e escravos chegou neste local.

Antes de chegar a São Miguel a comitiva liderada por Manoel José de Carvalho participou de inúmeras jornadas, a ultima delas que resultou na descoberta do município teve inicio na cidade de Icó-CE no mês de junho de 1750, ou seja, três meses antes da descoberta de São Miguel.

Em sua jornada até chegar a São Miguel o português passou por inúmeros lugares riquíssimos em belezas naturais e em cada um destes locais o mesmo batizava com alguma denominação o local. Entre esses lugares cujos nomes foram denominados por Manoel José de Carvalho e que o nome é mantido até os dias atuais, está a ladeira Boa União, Lagoa dos Mil Homens, Lagoa de São João e Lagoa dos Cedros.

Após percorrer todo este caminho, em uma tarde de primavera a comitiva chegou às margens de mais uma lagoa cujo panorama encantou a todos. Neste momento Manoel José de Carvalho ordenou que verificassem em que dia do mês estavam e qual era o santo do dia. Então veio a resposta: Estavam no dia 29 de Setembro, dia de São Miguel Arcanjo, o português com calma e serenidade olhou para o alto e batizou o local de Lagoa de São Miguel.

Alguns dias depois após a descoberta teve inicio a instalação das barracas e um dos filhos do português voltou a cidade de Aracati-CE com a finalidade de trazer a esposa e o restante dos filhos. Deu inicio então a construção da primeira casa de taipa para a sua residência e em seguida a construção de um pequeno santuário em homenagem a São Miguel Arcanjo.

Após empenhar-se bastante no desbravamento da terra que lhe serviu por 52 anos, Manoel José de Carvalho faleceu em data incerta entre os anos de 1803 e 1805 aos 88 anos de idade, o seu sepultamento aconteceu na Igreja Matriz ao lado do altar do Coração de Jesus. 
 
*são miguel news

Nenhum comentário:

Postar um comentário