Maurício Ferreira

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

‘Samu chega ao Oeste antes do final ano’

O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, disse que até o final deste ano espera já ter colocado em funcionamento a rede de ambulâncias Samu 192 nas cidades do Alto Oeste, Vale do Açu e no litoral norte do Estado, assim como ampliado a base de atendimento em Mossoró com ambulâncias nas cidades próximas, como Areia Branca e Baraúna, por exemplo.
Para colocar em atividade, primeiro uma equipe de especialistas da Secretaria Estadual de Saúde se reuniu com os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios explicando como funciona e o que seria necessário providenciar para o benefício do Samu 192 chegar às cidades. No caso, os respectivos prefeitos contratam os enfermeiros, motoristas e constroem a base de apoio.
Fica a cargo do Governo do Estado o veículo, a manutenção (combustível e peças) e o médico. Cada região terá um hospital-base para recepcionar os pacientes em situação de emergência urgência. No caso do Alto Oeste, Domício Arruda disse que as bases serão São Miguel e Pau dos Ferros. Na região Serrana serão atendidos Coronel João Pessoa e Venha Ver.
Já em Pau dos Ferros, o Hospital Regional ficará responsável pelo atendimento de todos os pacientes das cidades vizinhas atendidas pela rede Samu. Quando o cidadão desta cidade ligar 192 cairá na Central de atendimento de Mossoró, a qual destinará a ambulância mais próxima para socorrer o paciente. No sentido, Mossoró terá investimento diferenciado na Central.
No Vale do Açu, a central será em Assú. O serviço, neste caso, já está funcionando com uma ambulância. Ainda existem reclamações, admite o secretário Domício Arruda, porém estas estão sendo sanadas com a convocação de mais medidos ortopedistas. "O Vale do Açu vai ganhar nos próximos dias mais uma ambulância Samu", informa o secretário.
Antes da expansão do Samu 192 chegar ao Alto Oeste e Médio Oeste, o secretário Domício Arruda disse que chegará ao litoral norte, precisamente nas cidades de Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça, João Câmara, Macau e Touros. Neste caso, a capacitação dos enfermeiros contratados pelas prefeituras vai começar no dia 29.
O Treinamento em Serviço será ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do Samu, de Natal, destinado para 36 técnicos de enfermagem e 36 condutores socorristas, todos oriundos do quadro de funcionários das prefeituras. O treinamento terá duração de 20 dias e os participantes terão aulas teóricas e práticas em mobilização, reanimação, manuseio de equipamentos médicos, rádios comunicadores e demais conteúdos relacionados ao trabalho de resgate.
Segundo o coordenador-geral do Samu, Luiz Roberto Fonseca, a previsão é de que no final do mês de outubro as bases já estejam em funcionamento na região do Litoral Norte. "Os locais que servirão de bases para abrigar as ambulâncias e as equipes de plantonistas já estão recebendo as adaptações necessárias para que tenham estacionamento para a viatura na sombra e local adequado para repouso das equipes".
Já no Alto Oeste, o secretário Domício Arruda se mostra otimista principalmente com a receptividade que encontrou em Pau dos Ferros, na pessoa do prefeito Leonardo Rêgo, e na região Serrana de São Miguel. "Nestas regiões o processo vai ser mais rápido", diz o secretário Domício Arruda, citando que os prefeitos e secretários que ainda estiverem em dúvida devem tirá-las imediatamente na Secretaria Estadual de Saúde.

Samusinho
Domício Arruda, que ontem esteve em Mossoró resolvendo problemas ligados à pediátrica e atendimento de obstetrícia, disse que ainda neste mês espera receber do Ministério da Saúde duas ambulâncias com UTI neonatal, uma para Natal e outra para Mossoró. Explicou que o benefício foi prometido pelo ministro Alexandre Padilha, há um mês.
 
*jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário