segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia 03 de outubro é Feriado Estadual em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçú


Hoje, dia 03 de outubro, a Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Em alusão à data é feriado estadual no Rio Grande do Norte. Em virtude disso a Arquidiocese de Natal celebrará a data, na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no local onde há um Monumento em honra dos Mártires. No local, ocorre às 15 horas um show com a banda católica Nova Aliança e, às 16 horas, show com a cantora Maria do Rosário.

Às 18 horas, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo. Caravanas de fiéis de todos os recantos da Arquidiocese se dirigirão para Uruaçu objetivando participar das festividades. No território da Arquidiocese de Natal existem quatro Paróquias dedicadas aos Mártires. Em todas serão realizadas atividades para comemorar a data.

O feriado do dia 3 de outubro é uma homenagem aos mortos durante dois massacres. Um ocorrido na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, e o outro na Comunidade Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante. No total, 151 pessoas foram cruelmente assassinadas por soldados holandeses e índios. O massacre ocorreu em 1645 e teve como destaque as figuras do Pe. André de Soveral e o camponês Mateus Moreira, que teve o seu coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

A lei que originou o feriado de 3 de outubro no Estado é de autoria do deputado José Dias. Ela foi aprovada pela Assembleia Legislativa e promulgada pela então governadora Wilma de Faria no dia 6 de dezembro de 2006 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário