Maurício Ferreira

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Avanço do RN preocupa o Ceará



O avanço do setor eólico no Rio Grande do Norte tem frustrado as expectativas do Ceará que vem perdendo a posição de líder do setor, desde que os potiguares ampliaram o potencial de concorrência. Ontem e hoje está sendo realizado mais um leilão de A-3 e de reserva 2011 e, novamente, o RN é líder com maior número de habilitações.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Estado apresentou 75 projetos com oferta de 1.989 MW totais. O Rio Grande do Sul aparece em segundo com 57 proposições e 1.456 MW, restando para os cearenses um terceiro lugar com 1.299 MW de oferta.
Em 2010, o Ceará só conseguiu emplacar cinco projetos, enquanto o RN teve 32 aprovações e 1.064,6 MW. Foram esses projetos que projetaram o Estado que, até o final de 2013, terá a maior reserva de energia eólica do país, concentrando a maioria dos parques eólicos.
O avanço acontece porque é o RN quem tem apresentado a maior capacidade de estalagem de empreendimentos eólicos, por causa de sua capacidade de geração.
Superar o Ceará, que ainda é o maior celeiro eólico, é questão de tempo, e não deve passar de 2012, segundo informou recentemente o coordenador de energia do governo, José Mário Gurgel. Mais que isso, o estado potiguar, que recebeu empreendimentos suficientes para se tornar autossuficiente na geração de energia, aposta no crescimento todas as fichas no setor eólico.

Impostos
Do outro lado, enquanto se comemora tantos investimentos, a Assembleia Legislativa questiona o baixo retorno deixado em divisas para o Estado. Na última segunda-feira, 15, foi realizada uma audiência pública sobre as mudanças no modelo de exploração do setor, e alternativas para a produção de outras energias renováveis.
O deputado Ricardo Motta, autor da propositura, destacou que o atual modelo não beneficia o Estado. "O atual modelo de exploração e geração de energias renováveis adotado no país evidentemente não representa ganho expressivo para a economia dos estados produtores. Na verdade o modelo beneficia apenas os grandes grupos econômicos, o Governo Federal e os estados consumidores de energia, visto que a parcela do ICMS arrecadado que retorna aos estados produtores é irrisória. Os benefícios diretos que ficam nos municípios são mínimos e irrelevantes", afirmou Ricardo Motta.
A preocupação da Assembleia é compartilhada pelo representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no Estado, Luiz Eduardo Farias, que defende a distribuição de impostos para compensar os Estados produtores de energia renovável. Os proprietários das terras onde estão sendo instalados os parques eólicos recebem atualmente cerca de 0,87% do preço da energia adquirida pelo governo.
 
*jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário