Maurício Ferreira

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RN vai liderar setor até o final de 2013



O Ceará é hoje o maior gerador de energia eólica do Brasil, mas isso tem prazo para mudar. Se depender dos investimentos do Estado, até 2012 o Rio Grande do Norte vai superar o Estado vizinho, tornando-se o maior produtor de energias renováveis do país. A garantia foi dada ontem pelo coordenador de energia, José Mário Gurgel, destacando a boa participação do RN nos leilões de energia de reserva A-3.
Pelo terceiro ano consecutivo, o RN é o Estado com maior número de projetos habilitados no país. Para os próximos leilões, que serão realizados pelo Governo Federal nos dias 17 e 18 de agosto, foram 75 projetos que se aproximam dos 2 mil megawatts de energia. O evento visa ao atendimento do mercado consumidor do país a partir de 2014.
O número de projetos, mais uma vez, é maior do que o do estado do Ceará que tem perdido terreno devido às boas condições potiguares. São 21 propostas a mais que os cearenses, mesmo estes estando vivendo um momento de recuperação. No total, vão participar das licitações 321 empreendimentos, que somam capacidade instalada de 14.083MW, sendo 240 ligados à força dos ventos.
De acordo com José Mário, até o final de 2013 o RN vai representar mais de 40% da geração total dessa energia no Brasil. "Isso acontecerá quando começarmos a ter, na prática, o resultado dos projetos dos últimos leilões", disse. Os investimentos começaram a ser feitos em 2009 e, como têm prazo de até três anos para serem completados, as expectativas se voltam para 2013, antes da Copa do Mundo.
Para José Mário, o sentimento é que esse leilão repetirá o mesmo comportamento dos anos anteriores, quando o RN passou a liderar na apresentação e consolidação dos projetos. "O Estado é quem tem apresentado maior capacidade de estalagem de empreendimentos eólicos, por causa de sua capacidade de geração, que supera os demais Estados", explica.
Os projetos de energia eólica representam, nos próximos leilões, as maiores ofertas de energia. Dos mais de 14 mil MW disponíveis, quase 50% são de eólica. Em segundo lugar aparecem as termelétricas a gás natural, com 10 projetos e 4.388MW de oferta, seguido das termelétricas à biomassa, com 43 propostas e 2.750MW de energia ofertada.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a energia eólica tem predominância nos Estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará, enquanto o gás natural aparece mais fortemente no Rio de Janeiro e no Maranhão. São Paulo apresenta maior oferta de projetos térmicos movidos à biomassa. "O fato de o Brasil ser um país continental permite que cada região contribua com um energético específico", destaca o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário