Maurício Ferreira

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Finecap: programação será aberta amanhã



Será aberta amanhã a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP). O maior evento festivo e de negócios do interior, depois de Mossoró, movimentará Pau dos Ferros e mais de 30 cidades em seu entorno durante quatro dias, reunindo um público aproximado de 200 mil pessoas.
Já no primeiro dia é esperada uma média de 40 mil visitas interessadas, principalmente, na parte social. A festa, que terá 17 atrações nacionais e regionais, começa com a banda Aviões do Forró e outras três bandas.
Dezenas de homens realizam os últimos ajustes na estrutura física da obra para comportar as mais de 80 empresas que ocuparão 120 estandes já instalados na Praça Nossa Senhora da Conceição, a Praça de Eventos. Mas, segundo o secretário de Turismo do Município, Ismaelson Rego, esse número ainda pode ser maior até a abertura oficial. "Ainda hoje (ontem), recebi ligação de empresas interessadas em comprar estandes", disse.
De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Alexandre Aquino, a parte de negócios cresceu aproximadamente 30% neste ano, em comparação com o ano passado. Envolvido diretamente com os últimos preparativos, ele não soube dizer o montante que será gasto, mas garantiu que tudo será realizado com recursos próprios e apoio do Governo do Estado.
Crescimento parecido foi registrado no festival gastronômico, que se tornou atração à parte para um público mais exigente. Vários chefes do RN e de outros Estados apresentarão suas receitas.
Pelo menos 40 animais de ordenha já foram inscritos na 7a. edição do Oeste Leite, que neste ano acontece de sexta a domingo, junto com a Finecap. A nova atração, chamada pela organização de Feira do Agronegócio Pronafiana, terá torneio leiteiro, concurso peso-pesado e concurso de culinária, além de um dia de campo que discutirá quatro assuntos: produção e conservação de forragem; ordenha higiênica, brucelose e tuberculose e Crédito Fundiário.
O Oeste Leite é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Território da Cidadania e Banco do Nordeste do Brasil.
O agente financeiro estima realizar uma média de R$ 2 milhões em negócios, tanto durante o evento quanto em sua prospecção. De acordo com José Augusto, gerente interino, um agente itinerante vai ofertar todas as linhas de crédito disponíveis, desde o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) até o Agroamigo, para pequenos criadores e produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

ATRAÇÕES
De amanhã até o dia 4, deverão passar pelo palco principal da Praça de Nossa Senhora da Conceição as atrações Aviões do Forró, Alcymar Monteiro, Clã Brasil, Saia Rodada, Dorgival Dantas, Cavaleiros do Forró e Paula Fernadnes.

VITRINE CULTURAL
Desde segunda-feira, 29, está acontecendo no município a Vitrine Cultural. O evento, organizado pela Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Pau dos Ferros, promove apresentações culturais e artísticas de escolas e grupos de diversas cidades.
*jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário