Maurício Ferreira

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

INAUGURAÇÃO HOMENAGEIA ALUÍZIO

senad_internoGaribaldi Filho destaca o trabalho de Aluízio Alves para elaborar a Lei Orgânica de Previdência
Nascido há 90 anos em Angicos, cidade da região central do Rio Grande do Norte, a 190 km de Natal, Aluízio Alves é memória viva na cidade. Prova disso foi a solenidade de inauguração da nova agência da Previdência Social, em Angicos, que se transformou em uma grande homenagem. Muitos fizeram questão de vestir o verde, marca registrada da "bandeira da esperança", erguida nos comícios de Aluízio Alves (1921-2006).
Por mais de duas horas, e sob sol forte, prefeitos de mais de 20 municípios do estado; deputados, senadores, vereadores da região, servidores do INSS e, principalmente, muitos angicanos  reviveram o passado. Relembrando a história, a personalidade e a trajetória de Aluízio Alves. No palco, as autoridades se revezaram em discursos e todos, sem exceção, fizeram reverência a ele.

O ministro da Previdência Social disse que não poderia prestar maior homenagem ao tio, Aluízio Alves, do que entregar a essa nova agência do INSS em Angicos. Ontem, 11 de agosto, Aluízio completaria 90 anos. "Eu pensava que tudo já tinha sido dito sobre ele, mas não. Quando entrei na Previdência vi que precisa acrescentar mais: a Previdência que existe hoje", afirmou emocionado. Em 1946, o então deputado Aluízio Alves, encaminhou a lei orgânica que deu origem a Previdência Social. 

"Hoje é dia de grandes emoções", resumiu. O ministro fez questão de lembrar a trajetória de Aluízio Alves, mas destacou que "não poderia esquecer" a memória de Expedito Alves, Jaime Batista e Zélia Alves, que  foram prefeitos de Angicos. O deputado Henrique Alves lembrou que foi Aluízio Alves que trouxe a primeira agência do INSS para Angicos e lembrou a trajetória do pai em favor dos mais pobres e desfavorecidos. 

"Ele se dedicou com muito amor ao povo do Rio Grande do Norte. Sua marca maior, seu registro maior não está nas praças, ruas, nos museus que tenham o seu nome. Está na memória do povo. Não há quem não tenha eterna saudade dele", resumiu. O deputado estadual Agnelo Alves lembrou que a "singularidade de Aluízio Alves o fazia diferente". 

A governadora disse inaugurar uma agência no dia de ontem, 11 de agosto, tem uma simbologia bem maior. "Esse dia é de grande homenagem a Aluzio Alves e a todos os angicanos, que como ele sempre defenderam e lutaram por essa terra, a esse povo que sempre acreditou que é possível sim fazer mudanças quando se tem no coração a luz da esperança".

A figura de Aluízio Alves, diz  o pároco de Angicos, Severino Neto, "ainda é muito presente e mercante no povo angicano. Tudo que temos foi plantado no tempo dele". Na memória do aposentado Cirilo Pereira da Silva, 74 anos,  como de tantos outros angicanos, a figura de Aluízio Alves é algo muito vivo. "Foi a primeira pessoa que votei para governador e acertei porque foi um homem e um político de muita representatividade para o estado".

Para o auditor fiscal José Edeltrudes da Costa, 83 anos, Aluízio Alves é um filho que não pode ser esquecido. "Foi pela força de Aluízio que Angicos ganhou água, energia elétrica e a Telern", lembra. O prefeito de Angicos, Ronaldo de Oliveira Teixeira, disse que Aluízio ainda é um mito. "Foi um homem que sempre defendeu nossas raízes e nossas riquezas. Um homem que transformou e muito a política do Rio Grande do Norte."

Garibaldi anuncia que RN terá mais dez agências 

Ao inaugura ontem, em Angicos, a primeira agência da Previdência conectada à rede de fibra ótica brasileira, o ministro Garibaldi Filho anunciou que outras 10 unidades da Previdência serão entregues no Rio Grande do Norte nos próximos meses. A próxima inauguração será na cidade de Jucurutu. Os outros municípios que receberão APS serão Apodi, Alexandria, Patu, Caraúbas, Parelhas, São Miguel, Baraúnas e Mossoró. Nesta última cidade também será inaugurado o Centro de Documentação do INSS.

A unidade de Angicos foi totalmente reconstruída e ampliada. Sua área total passou de 215 para 476 metros quadrados. Essa é a primeira unidade do Rio Grande do Norte interligada à rede de fibra ótica brasileira. A ligação através desses cabos assegura maior estabilidade ao sistema e garante a velocidade contratada na transmissão dos dados. 

A APS inaugurada ontem começa a atender a partir de hoje, no mesmo espaço da agência antiga: Rua Vicente Barbosa, nº 1, Alto da Esperança. Além de atender à população de Angicos, a unidade também será utilizada pelos habitantes dos municípios de Lajes, Afonso Bezerra, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Pedra Preta, Pedro Avelino e Santana do Matos. Ao todo, mais de 62 mil pessoas serão beneficiadas com a modernização da APS.

Em seu discurso, durante a inauguração da nova sede da APS de Angicos, o ministro Garibaldi Alves Filho revelou que estava ansioso pela inauguração em Angicos. "Se há uma agência que eu queria inaugurar era essa aqui de Angicos".

Ele destacou que além da agência de Angicos, já inaugurou outras 14 desde o início do ano. E que no Brasil inteiro tem outras 70 agências prontas para serem inauguradas. O ministro afirmou ainda que a Previdência tem mostrado muitos resultados positivos, entre eles o pagamento da revisão do teto previdenciário, orçado em R$ 1,6 bilhão. "Essa história de abacaxi já era", afirmou.

O ministro emocionou-se ao lembrar o ex-ministro e ex-governador Aluízio Alves. "Não sou filho dele como Henrique, mas sou discípulo dele". Garibaldi Filho comentou ainda que quando chegou à Previdência pensava saber tudo sobre Aluízio, mas lá descobriu que foi seu tio, como deputado federal, quem propôs a Lei Orgânica da Previdência. Aluízio Alves é natural de Angicos, cidade onde nasceu, há 90 anos, no dia 11 de agosto de 1921. 

Participaram da inauguração a governadora Rosalba Ciarlini; o vice-governador Robinson Faria; os senadores Paulo Davim e garibaldi Alves; os deputados federais Henrique Eduardo Alves, Sandra Rosado e Rogério Marinho; e os deputados estaduais Walter Alves, Agnelo Alves, Hermano Morais, Ricardo Mota, Márcia Maia, Dibson Nasser e Leonardo Nogueira. 

Igreja fica lotada para a celebração dos 90 anos

A emoção de familiares e amigos marcou a missa em homenagem aos 90 anos de nascimento de Aluízio Alves celebrada ontem à noite, na igreja de Nossa Senhora da Esperança. A igreja ficou lotada. A governadora Rosalba Ciarlini foi prestar a homenagem ao ex-governador e ex-ministro. "Aluízio deixou marcas fortes de seu trabalho no nosso estado e em todo país. Vim prestar minha homenagem a esse homem que entrou para a História", disse. "Conheci Aluízio como adversário e como aliado. Tenho um grande respeito pelo serviço que ele prestou ao nosso povo", afirmou o senador José Agripino.

O deputado federal e filho de Aluízio, Henrique Eduardo Alves, comentou sobre a presença da população na missa. "A impressão que temos é que, a cada ano, a presença de Aluízio fica mais forte em nós. A saudade nunca diminui. Ele vive em cada um", destacou. "Aluízio foi e ainda é um exemplo para todos", lembrou o ministro Garibaldi Filho, sobrinho do ex-ministro. 

Após cinco anos de sua morte, Aluízio Alves continua recebendo homenagens. Por ter se destacado na prestação de serviços à Polícia Militar, um representante do Comando da PM entregou ontem à família do ex-governador, no final da celebração, a Medalha Mérito Coronel Pedro Germano. Henrique Alves recebeu a condecoração.

Entre os presentes, estavam políticos, autoridades, empresários, ex-correligionários e aliados. "É impressionante como todos os anos as pessoas vêm homenagear este homem que estava à frente do seu tempo. Meu pai, antes de tudo, era um sonhador que lutava por realizar seus sonhos", disse Ana Catarina, filha de Aluízio.

Aluízio Alves Filho falou da importância de manter viva a memória do pai dele. "Eu preciso da presença do meu pai para sobreviver. O dia foi de muitas emoções e a missa é mais um momento de homenagem". 

O empresário revelou que, próximo ano, pretende fixar um busto de Aluízio Alves na praça da igreja. "Estamos conversando para que, na missa onde celebraremos 91 anos de meu pai, inauguramos esse busto aqui no bairro que ele criou e tinha um carinho enorme, a Cidade da Esperança". O deputado Walter Alves e o ex-governador Geraldo Melo também acompanharam a celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário