Maurício Ferreira

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

creche em mossoró é incendiada

creche_do_meios_incendiadaLivros e desenhos feitos por crianças espalhados pelo chão em meio a cinzas. Janela lateral deteriorada. Porta principal destruída pelas chamas. Esse é o cenário da creche Lairson Rosado, localizada no conjunto Abolição IV, após o incêndio que danificou uma estrutura já comprometida pelo abandono em que se encontram os prédios onde funcionava o Movimento de Integração e Orientação Social (Meios).
O incêndio, segundo um morador que preferiu ter sua identidade preservada, começou por volta das 14h30 de ontem, 23, e só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros, às 15h30.
Ainda não há informações oficiais sobre o que causou o incêndio, mas o morador entrevistado pela equipe do jornal O Mossoroense assegurou que as chamas teriam sido ocasionadas pela ação de vândalos, que frequentemente invadem o local que deveria estar sendo utilizado como espaço disseminador de conhecimento.
Ao chegar à Creche Lairson Rosado, a reportagem do O Mossoroense constatou uma realidade que já havia sido alvo de denúncia em matéria veiculada na última sexta-feira, 19: os prédios estão em completo abandono e deteriorados.
Questionado sobre o incidente na creche, o interventor do Meios, Marcos Lael, lamentou o fato e afirmou que iria tomar todas as providências para que os eventuais responsáveis pelo incêndio sejam punidos.
"No mês passado, fui à creche e vi que marginais tentaram entrar no local, mas não conseguiram. Forçaram e também queimaram a porta naquela ocasião. Entrarei em contato com Vânia Azevedo (diretora do Meios), com o Ministério Público, com a juíza da 13ª Vara Cível e também com o comandante da Polícia Militar, para buscarmos orientação e instaurar um inquérito para investigar a ocorrência", explica Marcos Lael.
Prédios pertencentes ao órgão serão leiloados
De acordo com Marcos Lael, todos os prédios e terrenos que forem patrimônio do Meios serão leiloados para que os salários ainda pendentes dos servidores do órgão sejam pagos. "Estamos fazendo um levantamento desse patrimônio e faremos um leilão desses prédios e terrenos próprios para quitar a dívida com os servidores", destaca o interventor.
A Creche Lairson Rosado é um desses patrimônios que pertencem ao Meios, além do Centro do Idoso instalado ao lado da creche. "O Centro do Idoso nós temos interesse de manter funcionando. Se alguma empresa de Mossoró ou até mesmo a própria Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) se interessar, nós disponibilizaremos a estrutura e as pessoas, e o interessado com os recursos. Um órgão daquele ficar temporariamente sem funcionar é lamentável", conclui Marcos Lael.

*o mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário