Maurício Ferreira

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

concurso para o IFRN já é o mais concorrido no pais

O concurso público em andamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vai ter uma disputa de titãs pelas vagas oferecidas com exigência de ensino médio.
O cargo de assistente de alunos, por exemplo, prevê uma disputa de quase dois mil candidatos por vaga. São 9.956 inscritos, sendo 166 portadores de deficiência, para a disputa de apenas cinco vagas, o que perfaz uma concorrência de 1.991,2 candidatos por vaga, de acordo com informações da Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (COMPEVER/UFRN), responsável pelo pleito.
A concorrência por um salário de R$ 1.473,58 é muita alta e para comprovar basta comparar com a disputa por vagas em dois grandes concursos nacionais realizados em 2009.
A concorrência do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o preenchimento de 750 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal com um salário superior aos R$ 5 mil foi de 137,9 candidatos por vaga, enquanto que o concurso da Polícia Federal (PF) teve concorrência de 316 candidatos por vaga para Agente e 129 para Escrivão.
Levantamento feito pelo jornal O Globo do Rio de Janeiro aponta que o concurso mais concorrido do Brasil em 2010 foi o do Banco Central com 1.900 candidatos por vaga para o cargo de técnico da área 1, ainda abaixo da disputa que se avizinha no IFRN.
Para o diretor-geral do campus Mossoró do IFRN, Clóvis Costa de Araujo, a explicação para tamanha disputa está no ambiente de trabalho existente na instituição.
Clóvis ressalta que o IFRN é uma instituição onde o reitor, diretores gerais e coordenadores criam um clima muito bom de trabalho. "Mesmo com salários inferiores a outras instituições, as pessoas querem trabalhar no IFRN por conta desse diferencial".
O diretor diz que acredita que muito dos inscritos no concurso sejam ex-alunos ou ex-professores temporários do próprio IFRN. "São pessoas que já conhecem o nosso ambiente de trabalho e querem voltar ao nosso convívio", observa, acrescentando que muitos ex-alunos já fazem parte do quadro de servidores da instituição.
Pelo Twitter, a reportagem conversou com dois candidatos que se preparam para disputar as cinco vagas no concurso.
A estudante Camila Lopes acredita que não existe muito segredo para sair vencedor nessa difícil disputa. "O caminho é estudar cada vez mais para superar a concorrência", afirma.
Camila destaca que já vem se preparando para o concurso há algum tempo e que vai intensificar os estudos durante os dias que antecedem a aplicação das provas. "Nesses últimos dias, esquecerei dos amigos, da diversão e me concentrarei exclusivamente no conteúdo que vai cair na prova", garante.
Já o comerciário Pedro Gomes acredita que, além de estar preparado, o candidato também precisa ter muita calma na hora da aplicação das provas. "Já participei de outros concursos e acredito que não me sai melhor por que fiquei nervoso", relata.
Apesar da alta concorrência, Pedro encara o concurso como uma grande oportunidade de mudar de vida. "Vale a pena entrar na disputa, pois é mais uma chance que eu tenho de ter um emprego certo", argumenta.
O IFRN também está realizando concurso para nível superior e a disputa também será um pouco acirrada. Para o cargo de contador são 191,33 candidatos por vaga, enquanto que para técnico em assuntos educacionais a concorrência é de 624,14 candidatos por vaga.
As provas do concurso serão aplicadas no próximo domingo, 21, em Natal.
Aprovados em seleção da Saúde cobram convocação imediata
Aprovados no concurso para a área da saúde realizado no mês de março passado pela Prefeitura de Mossoró cobram a convocação.
Leina Risolange de Paiva está entre as pessoas que aguardam o chamado.
Atualmente trabalhando como doméstica, Leina foi aprovada para o cargo de agente de saúde para trabalhar na Unidade Básica de Saúde Maria Neide no conjunto Nova Vida e ressalta que a convocação vai mudar a sua vida radicalmente. "Estou trabalhando como doméstica, sem carteira de trabalho assinada e ganhando menos que o previsto no concurso", justifica.
Leina acrescenta que na prefeitura vai trabalhar próximo à sua residência, enquanto que no momento precisa atravessar Mossoró para chegar ao trabalho.
O secretário da Administração e Gestão de Pessoas, Manoel Bizerra da Costa, informa que não existe ainda previsão para a convocação dos selecionados.
Manoel justifica que espera uma definição dos secretários da Cidadania e Planejamento, e do gerente da Saúde para iniciar a convocação. "São eles que vão decidir quantas pessoas serão convocadas inicialmente", explica.
A reportagem tentou falar com o secretário da Cidadania, Francisco Carlos, e gerente da Saúde, Benjamin Bento, mas não conseguiu.

*jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário