Maurício Ferreira

sábado, 20 de agosto de 2011

Cinco municípios do RN ficam sem recursos por irregularidades



Cinco municípios do Rio Grande do Norte tiveram suspensos os recursos do Piso da Atenção Básica variável (PAB-variável) em agosto. O recurso se refere ao incentivo federal de custeio das equipes da saúde da família, da saúde bucal e dos agentes comunitários de saúde. Em todo o Brasil, 250 municípios serão prejudicados, representando perda superior a R$ 2,5 milhões por mês, a contar de junho.
Umarizal, Guamaré, Jaçanã, Presidente Juscelino e São Gonçalo do Amarante tiveram a suspensão dos recursos devido à identificação de irregularidades cadastrais dos profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), como a duplicidade de informações. O dinheiro diminuído é destinado à manutenção de equipes de saúde da família, equipes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Os municípios de Apodi e Caraúbas também tiveram problemas referentes, mas conseguiram resolver a tempo, livrando-se da limitação financeira. A secretária de Saúde de Caraúbas, Juliana Carlos, disse que o problema com o SCNES é freqüente, por causa do descuido dos profissionais.
Só neste ano, essa é a terceira vez que o Ministério da Saúde suspende os repasses, mesmo conhecendo a dificuldade de contratação e fixação de profissionais de saúde, principalmente médicos, nos Municípios de pequeno porte. Até abril, quase 1.500 Municípios estavam com recursos financeiros suspensos, o que representa prejuízo superior a R$ 18 milhões/mês.
 
*jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário