Maurício Ferreira

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Oeste Leite acontece durante Finecap



Criadores da região aproveitarão o sucesso da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), em Pau dos Ferros, para realizar mais uma edição do Oeste Leite, evento que integra e valoriza toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura da região. Cerca de 300 criadores devem participar do encontro, que ocorrerá nos dias 3 e 4, no Parque Aluízio Diógenes, a 300 metros da Praça de Eventos.
A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma forma de proporcionar, também aos empreendedores do agronegócio, mais abertura de mercado e oferta de oportunidades de negócios.
As atividades da feira ocorrerão das 7h às 19h, e incluem o já tradicional Torneio Leiteiro, Torneio Peso Pesado, exposição de animais e um Festival Gastronômico. Também será realizado um dia de campo, com orientação aos criadores e palestras para produtores rurais com os temas: "Produção e Conservação de Forragem", "Ordenha Higiênica", além de "Brucelose e Tuberculose Bovinas".
A maior parte do rebanho de caprinos é destinada ao corte. Contudo, nas regiões do Oeste potiguar são produzidos, diariamente, mais de 3 mil litros de leite de cabra. O total representa em torno de 20% da produção leiteira do Rio Grande do Norte, que produz atualmente 12 mil litros de leite de cabra por dia.
O gerente do escritório regional do Sebrae em Pau dos Ferros, Vamberto Torres, afirma que a iniciativa valoriza a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimula o interesse do criador em investir no rebanho. "Esta iniciativa tem dado muito certo nas outras edições e uma forma que o Sebrae encontrou de promover ainda mais melhorias aos criadores de caprinos e ovinos foi levar o evento para a Finecap, que é o maior evento da região do Alto Oeste Potiguar", prevê.
Artesãos e pequenos produtores também expõem
Além da caprinocultura, o Sebrae/RN disponibiliza, todo ano, um estande gigante que reúne, no mesmo lugar, artesãos, produtores de mel e de castanha, além de produtores de cachaça atendidos pelos programas desenvolvidos.
De acordo com Vamberto Torres, a participação de artesãos e produtores na Finecap mostra a importância da atuação do órgão no apoio ao segmento de micro e pequenos empresários. A participação na feira é também uma oportunidade a mais para que os produtos ganhem mais espaço no mercado.
"As pessoas poderão ver o que de melhor é produzido no Rio Grande do Norte, seja artesanato ou outros produtos, como mel, castanha e cachaça. Outra coisa importante é que mostra também o quanto é importante o apoio que o Sebrae disponibiliza para micro e pequenos empresários", destaca.
Ainda no estande, acontecerá uma mostra fotográfica de temas trabalhados no Projeto Território Sertão do Apodi. A exposição mostra o trabalho realizado por fotógrafos regionais, e retrata aspectos da paisagem natural e cultural dos 14 municípios que integram o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário