Maurício Ferreira

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores consideram que nova proposta ainda não é ideal

reuniao_da_aduern_na_reitoriaO Governo do Estado encaminhou proposta de reajuste salarial aos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em greve desde o último dia 31 de maio. No ofício (nº 1.699/11), da Secretaria Estadual de Administração a Recursos Humanos, o Governo propõe aumento de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013 e 7,43% para abril de 2014.
A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) considera a proposta um avanço nas negociações para o fim da paralisação, porque tecnicamente é a primeira apresentada pelo governo, segundo o sindicato, mas que ainda não é a proposta ideal.
"A proposta ainda não é suficiente", diz o vice-presidente da Aduern, Neto Vale, revelando que o receio da categoria é de que o reajuste proposto esteja defasado em 2014, daí a necessidade de mais discussão.
Para isso, os professores e os técnicos-administrativos tentarão aperfeiçoar a proposta através do aprofundamento do diálogo com o Governo do Estado. Ontem à tarde, os servidores se reuniram com o reitor da Uern, Milton Marques, para tentar novo encontro com o Governo, de preferência com a governadora Rosalba Ciarlini.
"Queremos negociar para tentar melhorar a proposta", diz Neto Vale, acrescentando que a proposta e a estratégia da categoria serão discutidas de forma mais detalhada com líderes da greve hoje, às 9h, na sede da Aduern. 
PROGRAMAÇÃO
De forma paralela às negociações com o Governo do Estado, os servidores realizam atividades de greve. Hoje, às 14h, em frente ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), será realizado o "Ato em Defesa do Serviço Público", para chamar atenção da sociedade para importância de mais respeito do governo ao servidor.
Amanhã(17), às 19h, será realizada atividade na abertura da XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), no Centro de Exposições e Eventos de Mossoró (Expocenter). A concentração dos professores se dará na Sociedade Cultural e Recreativa dos Engenheiros Agrônomos de Mossoró (Scream).
Ontem de manhã, os professores substitutos se reuniram com a assessoria jurídica da Aduern para tirar dúvidas e receber informações sobre a ação que o sindicato moverá pedindo o restabelecimento do vínculo empregatício.
Segundo o professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da Aduern, a ação é baseada no direito à greve. "Todos os servidores públicos têm esse direito, sejam eles efetivos ou temporários", explica. A ação também pedirá uma liminar para que o vínculo seja retomado. O resultado deverá sair em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário