Maurício Ferreira

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Energia ficará barata para quem consome em horário alternativo

Com as mudanças anunciadas na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o custo pelo consumo de energia elétrica fora do horário de pico vai ficar mais barato com o projeto, que ainda não está em vigor, de modificação da estrutura tarifária.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), assim como as demais concessionárias de energia, ainda estão em fase de preparação, uma vez que as mudanças só vão entrar em vigor em 2013 e ainda deverão passar por um período de avaliação antes de aliviarem a conta de fato.
Para que a proposta fosse fechada, antes, a iniciativa foi colocada em votação pública no ano passado. As modificações vão trazer economia para os consumidores que usam mais energia em horários alternativos como durante a madrugada e ainda ao meio-dia. A Cosern deverá definir um intervalo de três horas entre 17h e 22h, em que o consumo de energia elétrica também será mais caro, conforme foi autorizado pela Aneel.
Já, no horário de maior consumo, o conhecido horário de pico, as tarifas ainda não foram fechadas pelas empresas fornecedoras de energia, mas a estimativa é que sejam acrescidas de três a cinco vezes em relação ao atual valor cobrado.
Para diferenciar as tarifas, a Aneel diferenciou os valores em três categorias, levando como norte as cores do semáforo: verde, amarela e vermelha. No caso da tarifa amarela, há o alerta de que os custos estão aumentando por causa da diminuição no ritmo de produção das hidrelétricas. A vermelha indica uma situação de alerta, com possibilidade de uso das usinas térmicas (mais caras e mais poluentes) para suprir o consumo de casas e fábricas.
Mas, a Companhia alerta ainda que as tarifas não estão em vigor porque ainda dependem dos medidores eletrônicos de energia, os chamados "medidores inteligentes". O novo produto, que ainda está em fase de desenvolvimento, vai ajudar o consumidor a saber exatamente o quanto gasta de eletricidade em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário