Maurício Ferreira

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Governo vai construir três novas barragens



Brasília - Não foi possível sanar todos os problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na licitação feita pelo governo Vilma/Iberê para contratar a empresa para construir a Barragem de Oiticica. Ontem, durante reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a governadora Rosalba Ciarlini decidiu por realizar uma nova licitação. Ela garante que a obra será feita com recursos federais em parceria com o Estado.
A reunião com o ministro contou também com a presença do senador/ministro Garibaldi Filho, deputado federal Henrique Eduardo Alves, diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS/RN), Elias Fernandes, além de assessores técnicos. Além de discutir sobre a Barragem de Oiticica, a governadora tratou também sobre a viabilização de outras barragens para várias regiões do Rio Grande do Norte.
A governadora demonstrou interesse de aumentar a reserva hídrica do Estado. A construção da Barragem do Bujari, em Nova Cruz, projeto fruto de emenda de Rosalba quando Senadora, foi um dos destaques na reunião. A governadora comemorou o anúncio feito pelo Ministro de que a obra será realizada e já está com recursos garantidos, assim como das barragens de Pedra Branca, em Angicos, e Poço de Varas, em Coronel João Pessoa, que, a partir de sugestão do próprio ministro, devem ser inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"São obras importantes, que darão condição tanto para o abastecimento humano quanto para projetos de irrigação, desenvolvendo a agricultura na região", disse a governadora Rosalba Ciarlini. Na região de Luis Gomes, no Alto Oeste Potiguar, a cidade está totalmente sem água. A população está comprando carro-pipa com água por até 150 reais e não tem para atender a toda a demanda de consumo da cidade, que ficou sem água no início deste mês, quando o açude que abastece a cidade secou.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), a que compete distribuir água na cidade, informa que vai construir uma adutora para alimentar o sistema que abastece a cidade com água de um açude do município vizinho, de Major Sales. Além de Luis Gomes, que sofre com a falta de água, a cidade de Antônio Martins também entrou em colapso. No caso, o Governo do Estado vai instalar 17km de adutora para abastecer a cidade com água do Açude de Lucrécia. O trabalho já começou e a cidade também está sendo abastecida com carro-pipa.
Além de investir na construção de novas barragens, o Dnocs, com apoio do Governo do Estado, faz a manutenção dos açudes de pequeno e médio porte, assim como também dos grandes reservatórios de água doce do Rio Grande do Norte. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves precisou de reparos na parede principalmente para fechar erosões deixadas durante o inverno passado. Os Açudes do Itans, em Caicó, Marechal Dura, em Acari, Umari, em Upanema, entre outros, também passaram por retoques por parte do Dnocs.
Sobre a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, foi definido que deve ser feita uma nova licitação para viabilizar a construção. Segundo a governadora, o Tribunal de Contas da União encontrou irregularidades que impediam a liberação da obra, que foi licitada na gestão anterior. Porém, Rosalba garantiu que esse projeto será colocado em prática. "A Barragem de Oiticica é um sonho que nós vamos realizar", afirmou a governadora.
 
*jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário