Maurício Ferreira

terça-feira, 22 de novembro de 2011

FAB realiza operação de guerra simulada no interior do RN

Desde a semana passada em Mossoró, os integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) estão desenvolvendo oExercício Hares, operação de guerra simulada na Região Nordeste, mais precisamente nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

Para tanto, foi montada no Aeroporto Dix-sept Rosado uma estrutura militar de alojamento e comando, já que Mossoró está entre as principais cidades onde se desenvolve a operação. Estão decolando do aeroporto em Mossoró aeronaves de caça, patrulha e de suporte logístico.

Duzentos e três estão alojados no aeroporto, em barracas projetadas com layout que lhes garanta segurança, sendo oito militares por barraca, com toda uma logística de hospedagem e alimentação.

Na manhã deste domingo (20), os militares receberam a imprensa de Mossoró, Natal e Recife para uma visitação nas instalações de guerra da FAB. "Temos condições de levar todo esse equipamento para qualquer parte do país e do exterior, com condições de montar e desmontar em um dia", explicou o major Alexandre Avellar.

Nos anos anteriores a FAB já realizou operações utilizando a cidade de Mossoró como cenário, mas nenhuma delas desse porte. "A expectativa é de que todo o ano aconteça uma operação semelhante e aqui em Mossoró", destacou o coronel Vladimir.

O responsável pela parte do suporte logístico da operação na cidade, tenente-coronel Baltazar Alencastro, afirmou que a estrutura de alimentação e hospedagem montada hoje em Mossoró tem suporte autossuficiente para 15 dias, apesar desse não ser o período em que eles estarão na cidade. "O fundamental é o planejamento, para que não haja nenhuma deficiência. O homem de infantaria tem que estar concentrado na sua missão. E a Força Aérea está preparada para cumprir a missão dela", disse.

DADOS DA FAB – O exercício Hares é uma simulação real de disputas de fronteiras de dois países fictícios, denominados por eles de Costa Verde e Caatinga. Os países estão em conflito por situações políticas e econômicas.

*Gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário