Maurício Ferreira

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Trabalhadoras enviam 2 mil cartas de protesto à presidente Dilma



A Comissão de Mulheres do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Apodi enviou 2.000 cartas à presidente Dilma Rousseff, pedindo a revogação do decreto 0-001 de 10 de junho de 2011, que prevê a desapropriação de mais de 13 mil hectares de terras na região para implantação do perímetro de irrigação da Chapada do Apodi.
Para as agricultoras, a medida vai expulsar mais de 150 famílias de suas casas. O envio destas cartas para a presidente tem objetivo de mostrar que as trabalhadoras não querem o projeto no município. A preocupação delas é com a industrialização da produção que passará a utilizar agrotóxico, prejudicando atividades como apicultura, além da produção orgânica e da água das comunidades.
Para implantar o perímetro, será necessário investimento de R$ 280 milhões. De acordo com o Governo, ao todo, 5.200 hectares serão beneficiados com a irrigação, atendendo os municípios de Apodi e Felipe Guerra, beneficiando 80 mil pessoas. A promessa é que, após sua implantação, os projetos desenvolvidos a partir dessa iniciativa gerem 15 mil empregos.
Desde que foram anunciados os investimentos, a comunidade campesina se mobiliza contrária. Os trabalhadores procuraram diversas autoridades, inclusive o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para apresentar suas reclamações. Ainda assim, o Governo anunciou que as obras devem começar no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário