Maurício Ferreira

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Presidenta Dilma Rousseff assina concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo

Considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte, legado da Copa 2014 e o novo pilar da logística do Nordeste, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante terá a concessão assinada nessa segunda-feira (28) pela presidenta de República, Dilma Rousseff, que vem ao estado para o compromisso. Inclusive, o avião presidencial vai pousar na pista do novo aeroporto.

Um dos legados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para o Rio Grande do Norte, pois há o compromisso do consórcio Inframérica de concluir a obra até o mundial de futebol, o Aeroporto de SGA está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina, graças, entre outras razões, à sua localização privilegiada junto aos grandes centros comerciais mundiais. "Por isso, o Governo do Rio Grande do Norte tem a imensa satisfação de participar ativamente da construção dessa importante obra de infraestrutura para o Brasil e para o mundo", disse Rosalba Ciarlini, governadora do estado do Rio Grande do Norte

A posição estratégica do Rio Grande do Norte, que o deixa mais próximo de outros continentes, é um dos fatores importantes para consolidar o RN no setor aeroportuário. Além de atender a demanda do trade turístico, o aeroporto de São Gonçalo se constituirá em elo entre o estado e os investidores da economia local, regional e nacional.


O Consórcio Inframérica, formado pela Engevix e a Corporacion Argentina, foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo com um lance de R$ 170 milhões, o que representou um ágio de 228,82% do valor inicial para os lances.

A previsão dos representantes do Consórcio é que em abril de 2014 o novo aeroporto inicie suas operações e em junho do mesmo ano já esteja funcionando com toda sua estrutura e capacidade para atender a demanda da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Para começar a traçar o planejamento dos trabalhos e garantir a melhor forma para desenvolver os assuntos pertinentes ao novo aeroporto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) está realizando reuniões com os agentes públicos envolvidos no processo e com o Consórcio. O objetivo do Governo é montar um cronograma com as ações estruturantes necessárias para garantir o funcionamento do empreendimento.

"A perspectiva do nosso Grupo é que o aeroporto seja construído em tempo recorde e será um desafio, pois partiremos da estaca zero. No entanto, temos certeza que com o apoio do Governo do Estado, município e de todos os agentes envolvidos teremos êxito e iniciaremos a operação antes do início da Copa de 2014", afirmou Antônio Droghetti Neto, vice-presidente da Infravix, responsável pela coordenação das obras do aeroporto.

Para definir as parcerias necessárias para implantação do aeroporto o Governo do Estado deverá assinar um protocolo de intenções com o Consórcio Inframérica, além de criar um Plano Diretor Estadual. Com o Plano, seriam definidos projetos para adequar os impactos sociais, econômicos, urbanos e ambientais provocados pela construção do empreendimento.

Dentro do conjunto de ações estruturantes discutidas na reunião estão a implantação dos acessos viários ao aeroporto, ligação com a ZPE de Macaíba, obras de mobilidade urbana para agilizar o deslocamento dos passageiros, além de telefonia, energia elétrica, esgotamento sanitário, entre outras.

O aproveitamento prioritário para a mão de obra da região e planejamento das atividades de implantação da obra em entendimento com o Governo do Estado foram algumas das diretrizes dadas pela governadora Rosalba Ciarlini aos representantes do Consórcio Inframérica na época do leilão.

*Informações: Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário