Hoje, 1ª de novembro, completa um mês que o Programa Carro-Pipa, do Governo Federal, foi suspenso, prejudicando o abastecimento de milhares de pequenas comunidades da região Nordeste. Na região Oeste do Rio Grande do Norte, os municípios mais prejudicados são Caraúbas, Apodi, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel e Assú, entre outras.
O Programa Carro-Pipa é desenvolvido na região Nordeste com recursos do Ministério da Integração Nacional. Quem faz a distribuição de água nas comunidades são carros-pipas das cidades contratados pelo Exército. Só que desde o mês de setembro que o Ministério da Integração Nacional não repassa os recursos para o Exército, que não tem como pagar os "pipeiros".
Com a suspensão dos trabalhos, o município de Caraúbas, por exemplo, ficou sem distribuição de água diária em 72 comunidades, onde residem aproximadamente 2,5 mil habitantes. A população de Caraúbas, de 20 mil habitantes, enfrenta dificuldades devido à estrutura precária de abastecimento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).
Conforme a Caern, o município tem água com qualidades minerais e em quantidade que, se bem administrada, dá para abastecer bem a cidade e também os carros-pipas que abastecem as comunidades rurais. Entretanto, o sistema de distribuição de água, que foi implantado em 1978, já não atende mais a demanda de consumo da população urbana.
Já com relação à Zona Rural, quem fala a respeito é o coordenador da Defesa Civil Municipal, Lucinaldo de Sousa. "Aqui tá todo mundo passando a maior dificuldade na zona rural. Com a falta de pagamento do Ministério da Integração Nacional, o Exército não teve como pagar aos carros-pipas e estamos todos sem água", explica Lucinaldo de Souza.
O quadro é parecido no município de Governador Dix-sept Rosado, onde existem quatro carros-pipas abastecendo aproximadamente 100 comunidades rurais. Em Apodi, são três veículos que suspenderam os trabalhos, deixando também mais de 70 comunidades sem abastecimento. Tanto a prefeita de Apodi, como a de Governador Dix-sept Rosado estão preocupadas com o quadro.
Em Assú e Serra do Mel, o carro-pipa contratado pelo Exército com recursos do Ministério da Integração Nacional abastece principalmente a zona rural. Nos dois municípios, os próprios moradores estão comprando água. Em cidades do Alto Oeste, o quadro é ainda pior. Havia a promessa de conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste, que não aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário